Português (Brasil)

Indígena de 113 anos soube de reativação de aposentadoria no mutirão da Defensoria em Água Boa

Indígena de 113 anos soube de reativação de aposentadoria no mutirão da Defensoria em Água Boa

Do dia 17 até o da 21 de março o Defensoria Até Você - Edição Indígena, percorrerá 14 aldeias dos municípios de Água Boa e Nova Nazaré

Compartilhe este conteúdo:

Imagine a emoção de dona Germana Perãamo, uma indígena da etnia Xavante de 113 anos, que, com uma vida inteira de histórias, chegou ao Defensoria Até Você - Edição Indígena, da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) em busca de um direito que parecia perdido: a aposentadoria.

No evento, que está sendo realizado esta semana nos municípios de Nova Nazaré e Água Boa, ela teve uma surpresa que parecia mais um presente do destino, ao ser atendida pelos defensores públicos, soube que seu benefício havia sido reativado e que, inclusive, já havia depósitos na sua conta bancária.

A boa notícia foi entregue pessoalmente à indígena na Aldeia Cachoeira, no município de Água Boa, onde ela reside, pela defensora pública Jaqueline Oliveira, acompanhada pelos parceiros do mutirão, como a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).  

“No primeiro dia de atendimento, conhecemos Dona Germana. Fomos até o carro atender, pois ela não tem mobilidade. Consultando os dados e, com a informação do funcionário da Funai, verificamos que a mesma não estava recebendo a aposentadoria. Com os parceiros do INSS verificamos que o pedido foi feito ano passado, por um advogado, e foi deferido. Hoje fomos pessoalmente na aldeia informar a ela do benefício concedido e que, inclusive tinha valores na conta”, contou a defensora pública. 

Jaqueline explicou ainda que nesta quinta-feira (20) será verificado a questão do Termo de Curatela em nome do filho de dona Germana, para que a família possa acessar o dinheiro do benefício. “O filho dela que a representa. Vamos verificar se já existe o Termo de Curatela ou daremos entrada no pedido judicial. Esse documento é necessário porque ele terá que regularizar junto ao banco para passar a receber a aposentadoria”.

Defensoria Até Você – Edição Indígena – Começou no dia 17 e segue até o dia 21 de março o mutirão Defensoria Até Você - Edição Indígena, em 14 aldeias dos municípios de Água Boa e Nova Nazaré. A iniciativa tem como objetivo levar atendimento jurídico gratuito e serviços essenciais às comunidades indígenas da região e promover o acesso à justiça e à cidadania. 

“Essa é uma região em que as comunidades indígenas vivem em situação de isolamento, com dificuldade de acesso aos serviços públicos. Existe uma distância grande da sede dos municípios aqui da região e de alguns serviços que só são encontrados na capital, Cuiabá. Então é necessário que os serviços públicos cheguem até essa população e nós, da Defensoria Pública, buscamos fazer isso. Trazemos os nossos serviços jurídicos e também dos diversos parceiros que nos acompanham para trazer esses serviços a essa população”, explicou o secretário Executivo de Administração, Clodoaldo Queiroz. 

Durante o evento, defensores e servidores públicos estão à disposição para oferecer orientação jurídica, resolver demandas relacionadas a direitos civis, familiares, previdenciários e questões específicas das comunidades indígenas. Além disso, o programa conta com a parceria de órgãos públicos e entidades para a emissão de documentos e assistência social. 

“São ações voltadas a uma população vulnerável de difícil acesso à justiça, cidadania e assistencial. Então, a gente envolve a Defensoria Pública como idealizadora e convidamos os parceiros, tanto municípios, parceiros estaduais, federais, para participar conosco nesses eventos”, disse a coordenadora de Ações e Interações Comunitárias (CAIC), Pamela Watanabe.

Indígena de 113 anos soube de reativação de aposentadoria no mutirão da Defensoria em Água Boa Indígena de 113 anos soube de reativação de aposentadoria no mutirão da Defensoria em Água Boa Indígena de 113 anos soube de reativação de aposentadoria no mutirão da Defensoria em Água Boa Indígena de 113 anos soube de reativação de aposentadoria no mutirão da Defensoria em Água Boa Indígena de 113 anos soube de reativação de aposentadoria no mutirão da Defensoria em Água Boa

Djhuliana Mundel/DPE MT

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Banner Superior Esquerda

Banner Central Esquerda

Banner Inferior Esquerda

 

 
 

 

 

COLUNAS E OPINIÃO

Blog do Samy Dana

Colunista O Repórter do Araguaia

Gerson Camarotti

Colunista O Repórter do Araguaia

 

VÍDEOS

 

Acesse nosso Canal no Youtube

NOSSOS PARCEIROS