Recuperações judiciais devem continuar a crescer em 2025, avalia advogado
A avaliação é do advogado especialista em recuperação judicial Antônio Frange Júnior.
O recorde de recuperações judiciais no país em 2024, deve ser ultrapassado este ano, tendo em vista ainda os reflexos do pós-pandemia. A avaliação é do advogado especialista em recuperação judicial Antônio Frange Júnior.
Em 2024 houve um recorde de pedidos de recuperação judicial no Brasil, com 2,2 mil solicitações, o que representa um aumento de 61,8% na comparação com 2023. Já em janeiro deste ano foram 162 solicitações, com liderança do setor de serviços, segundo a Serasa Experian.
"Temos observado no mercado brasileiro que as empresas têm enfrentado grandes dificuldades para se recuperar das consequências da pandemia de covid-19. Somado a isso temos enfrentado instabilidades nas políticas econômicas, o que tem trazido ainda mais problemas para manter as contas em dia", analisa Frange Júnior, que participa de recuperações judiciais como das lojas Americanas.
Outro fator que também contribuiu para a piora na saúde financeira das empresas são as alterações nos juros. "A alta nas taxas de juros aumenta o custo do crédito e dificulta o pagamento das dívidas pelas empresas", analisa o advogado.
"Esse cenário tem como consequência um crescimento da inadimplência dos consumidores, o que impacta diretamente no fluxo de caixa das companhias, já que a inflação reduz o poder de compra, afetando as vendas e a saúde financeira dos negócios", pondera Frange Júnior.
POR J1
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|