Mato Grosso é o terceiro estado com maior número de afogamentos no Brasil
Levantamento apontou que, a cada 90 minutos, um brasileiro morreu afogado, sendo que homens morrem em média seis vezes mais que mulheres
Dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), divulgados no boletim anual apontam que Mato Grosso foi o 3º Estado com mais mortes por afogamento: 5,2 a cada 100 mil habitantes, em 2023, ficando atrás somente do Amapá (6,5) e Amazonas (5,9). Os dados de 2024 ainda não foram divulgados.
As cidades com registro de mais de cinco mortes por afogamentos em 2023 foram, por ordem: Curvelândia, com 18 óbitos; Vera, com 16; Tabaporã, com 10; Campinópolis, com 8; Paranatinga, com 7; Juruena e Tapurah, com 6; Planalto da Serra, Novo Mundo, Juína, e Sorriso, com 5. Nova Mutum registrou um óbito. Sinop e Lucas do Rio Verde não constam na lista. Ao todo, no Estado, foram 209 óbitos.
O levantamento ainda apontou que, a cada 90 minutos, um brasileiro morreu afogado, sendo que homens morrem em média seis vezes mais que mulheres. O afogamento é a 2ª causa de óbito de crianças de um a quatro anos e quarta; a 4ª entre crianças de 5 a 9 anos; a 3ª entre crianças e adolescentes de 10 a 14 anos; e a 4ª entre jovens de 15 a 24 anos. Além disso, quatro crianças morreram afogadas diariamente no país.
A Sobrasa é uma ONG sem fins lucrativos, fundada em 1995, e que possui parceria com o ministério do Turismo.
DA REDAÇÃO
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|