Português (Brasil)

Ministro do STF vota contra lei de Mato Grosso que tem sanções para invasores de terras

Ministro do STF vota contra lei de Mato Grosso que tem sanções para invasores de terras

Já são dois votos contra a legislação, já que o ministro Alexandre de Moraes seguiu o parecer do relator.

Compartilhe este conteúdo:

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino votou "contra" a lei mato-grossense que prevê sanções para invasores de propriedades privadas urbanas e rurais. Para o relator do processo, a lei é inconstitucional.

Já são dois votos contra a legislação, já que o ministro Alexandre de Moraes seguiu o parecer do relator. A previsão é que sessão que debate o tema seja encerrada na próxima sexta-feira (28), porém esse prazo pode ser estendido.

Segundo a lei aprovada em Mato Grosso, invasores de propriedades privadas poderão receber punições que vão desde a restrição de benefícios sociais, passando por proibição de contratar com o Estado, além de vetar a posse em cargo público.

O argumento do ministro relator é que ocorre uma invasão de competência exclusiva da União, que é reservada ao direito penal, não podendo existir penas diferentes da legislação nacional para os invasores.

"Compreendo que a incidência de uma espécie de 'Direito Penal Estadual' abala as regras estruturantes da nossa Federação e cria grave insegurança jurídica, inclusive em virtude do risco de multiplicação de normas similares de 'Direito Penal'", diz trecho do relatório do ministro Flávio Dino.

POR J1

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Banner Superior Esquerda

Banner Central Esquerda

Banner Inferior Esquerda

 

 
 

 

 

COLUNAS E OPINIÃO

Blog do Samy Dana

Colunista O Repórter do Araguaia

Gerson Camarotti

Colunista O Repórter do Araguaia

 

VÍDEOS

 

Acesse nosso Canal no Youtube

NOSSOS PARCEIROS