Vereadores não transferem votos para Botelho; Lúdio e Abílio tiveram dobro das proporcionais
Candidato a prefeito teve cerca de 101 mil votos a menos que postulantes à Câmara por sua coligação
Apesar de ter a maior coligação entre os candidatos a prefeito de Cuiabá e, consequentemente o maior número de candidatos a vereadores aliados, o deputado estadual Eduardo Botelho (União) não conseguiu obter a transferência de votos dos postulantes à Câmara Municipal de seu arco de alianças. Já os candidatos Abílio Brunini (PL) e Lúdio Cabral (PT) tiveram mais que o dobro do somatório dos candidatos a vereadores de suas respectivas coligações.
Botelho liderou a coligação Juntos por Cuiabá, formada pelo União, Republicanos, PP, Podemos, PMB, PSB, Solidariedade e a Federação PSDB - Cidadania. Juntos, todos os candidatos a vereadores aliados ao presidente da Assembleia obtiveram 189.045 sufrágios.
O candidato a prefeito pelo União obteve 88.977 votos, o que corresponde a 47,06% daquilo que os candidatos à Câmara receberam.
A coligação elegeu 18 vereadores e, caso ele obtivesse sucesso nas urnas, teria esmagadora maioria no parlamento municipal.
ABÍLIO, LÚDIO E KENNEDY
Abílio Brunini liderou a coligação Para Resgatar Cuiabá, formada pelo PL, NOVO, PRTB e DC. Ao todo, os candidatos a vereadores destes partidos receberam 58.756 votos. Somente o PL conseguiu eleger parlamentares, com 4 cadeiras.
Já Abílio recebeu 126.944 votos. Ou seja, o bolsonarista obteve 116% dos votos a mais que todos os candidatos a vereadores que lhe apoiam.
Lúdio Cabral também obteve um número de votos muito além dos que os candidatos a vereador dos partidos que lhe apoiam. O candidato a prefeito pelo PT obteve 90.719 votos, enquanto os postulantes à Câmara Municipal pelo PT, PC do B, PV, PSD, PSOL e REDE obtiveram 44.196 sufrágios.
Lúdio obteve 105% de votos a mais que toda sua chapa de vereadores. No grupo do petista foram eleitos quatro parlamentares, sendo 3 do PV e um do PSD.
Domingos Kennedy, assim como Botelho, também obteve menos votos que toda sua chapa de vereadores. O emedebista recebeu 13.805 votos, enquanto os candidatos a vereador pelo MDB e PT, juntos, somaram 24.457. O grupo elegeu apenas um parlamentar.
DA REDAÇÃO