Português (Brasil)

Pivetta relata "momentos de agonia" de parentes pegos por enchentes no RS

Pivetta relata "momentos de agonia" de parentes pegos por enchentes no RS

Vice-governador é gaúcho e possui familiares no Estado devastado pelas chuvas

Compartilhe este conteúdo:

O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) relatou, na tarde desta segunda-feira (6), que parentes viveram "momentos de agonia" ao enfrentar enchentes do Rio Grande do Sul.

Durante reunião para tratar da ajuda de R$ 50 milhões ao estado gaúcho, Pivetta comentou que um grupo de parentes passavam por Encantado quando as fortes chuvas elevaram o nível do rio Taquari, o que cobriu uma ponte para a saída da cidade e isolou o município.

Pivetta é natural de Caiçara, município localizado na parte norte do Rio Grande do Sul, que também tem sido atingido pelas fortes chuvas. O Estado foi devastado pelas chuvas que caíram na última semana, resultando na morte de 83 pessoas, deixando mais de 119 desalojadas.

O vice-governador disse que eles voltaram para a cidade e se hospedaram em um hotel. "A chuvarada não parou. Eles não conseguiram nem sair do hotel. Ficaram quatro dias esperando a água baixar para voltar para encontrar o restante da minha família", disse.

Pivetta disse também que ele e os demais familiares não conseguiram falar por telefone com esse grupo de parentes. Como vice-governador, pediu ajuda para a polícia gaúcha para localizá-los.

"Para nós, que não tivemos nenhum dano, foi sofrido. Imagina para as pessoas que perderam familiares, todos os bens, casa. É realmente uma cena que nunca sonhávamos que ia enxergar na vida", declarou.

Mudanças climáticas

Pivetta foi também questionado se as chuvas torrenciais têm ligação com as mudanças climáticas. O vice-governador afirmou que não é negacionista, defendeu a preservação ambiental, mas preferiu não emitir uma opinião nesse sentido.

"Arriscar um palpite sobre as causas é muito difícil. Acho que fenômenos da natureza acontecem, mas é curioso as proporções e as concentrações desse fenômeno que se deu no Rio Grande do Sul. Parece que aquele microambiente se formou ali em uma semana. É muito difícil acontecer isso. [...]. Nunca vimos nada dessa dimensão", disse.

Doação do governo

Nesta segunda-feira (6), o governador Mauro Mendes (União Brasil) anunciou uma doação de R$ 50 milhões para o Governo do Rio Grande do Sul na reconstrução de casas, estradas e pontes destruídas pelas chuvas. O recurso sairá do Fethab (Fundo Estadual de Transporte e Habitação). Os deputados estaduais da Assembleia precisam autorizar o repasse para o estado gaúcho.

O recurso aportado pelo Estado será transferido para uma conta da Defesa Civil do Rion Grande do Sul, que está sendo usada justamente para a reconstrução 'pós tragédia' do Estado. Ele disse que a aplicação caberá aos gestores gaúchos. "A ajuda é para reconstrução a partir das prioridades que eles julgarem necessárias. Acreditamos que vão fazer bom uso, cabe a nós confiar, destinar", falou.

 

 

ALLAN PEREIRA
Da Redação

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Banner Superior Esquerda

Banner Central Esquerda

Banner Inferior Esquerda

 

 
 

 

 

COLUNAS E OPINIÃO

Blog do Samy Dana

Colunista O Repórter do Araguaia

Gerson Camarotti

Colunista O Repórter do Araguaia

 

VÍDEOS

 

Acesse nosso Canal no Youtube

NOSSOS PARCEIROS