Conselho de Enfermagem confirma que 315 profissionais estão afastados devido a Covid-19 ou gripe
16/01/2022
O Conselho Regional de Enfermagem (Coren-MT) confirmou neste sábado (15) que subiu para 315 o número de enfermeiros, técnicos e auxiliadores que estão internados, de quarentena ou afastados por conta da Covid-19 ou Síndrome Gripal Grave em Mato Grosso. Tal fato tem prejudicado o atendimento nas unidades básicas, que, por conta do mesmo fato, estão lotadas de pacientes.
Apesar de todos estarem vacinados e tomando cuidados, com equipamentos de proteção individual (EPI) nas unidades, o conselho destaca que sete profissionais tiveram de ser afastados porque sofreram a forma mais agressiva da doença e estão internados.
Em informe essa semana, a Secretaria de Saúde pede que a população evite aglomerações nesse período em que os casos estão em crescente. "Por conta disso, a Secretaria de Saúde conta com a compreensão dos usuários para, juntos, superarmos este momento, que requer a união de todos, principalmente por meio da prevenção contra a Covid-19 e a Influenza, cujos cuidados são os mesmos: evitar aglomerações, manter a higiene pessoal com lavagem constante das mãos ou uso de álcool 70, uso de máscara e atualização da caderneta de vacinação".
Está em vigor o Plano de Enfrentamento à Síndrome Respiratória Aguda Grave e à Síndrome Gripal, que abriu as portas das unidades básicas de saúde para atender em livre demanda, ou seja, sem agendamento, todos os casos leves dessas doenças, com o objetivo de evitar a superlotação nas unidades e reduzir o tempo de espera dos pacientes.
Além disso, todas as unidades básicas de saúde passaram a atender sem intervalo para almoço, a fim de aprimorar o atendimento à população.
Da Redação - Max Aguiar
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|