Exame descarta possível caso de gripe aviária em cidade no interior de MT
20/05/2025
Resultado do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA-SP), na qual estava sob investigação uma amostra de ave que apresentava sintomas suspeitos de gripe aviária (influenza aviária), no município de Nova Brasilândia (215 km ao sul de Cuiabá), teve como resultado negativo para a doença. A informação foi confirmada pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) ao GD na tarde desta segunda-feira (19).
A partir do laudo informado foi descartado, neste caso, a presença da doença viral em aves em Mato Grosso. De acordo com o painel divulgado e atualizado pelo MAPA, até esta tarde, três investigações são realizadas em Mato Grosso, conforme dados dos últimos 7 dias.
Conforme noticiado anteriormente, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) investigava um possível novo caso de gripe aviária (H5N1) em uma propriedade rural de Nova Brasilândia. A suspeita surgiu poucos dias após a confirmação do primeiro foco da doença em uma granja comercial no Brasil, em Montenegro (RS), na última quinta-feira (15).
O Brasil já contabiliza dois casos confirmados de gripe aviária, sendo um em uma granja comercial no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul, e outro em um zoológico de Sapucaia do Sul, também no Rio Grande do Sul.
O país investiga ainda seis casos, sendo dois em granjas comerciais do Tocantins e de Santa Catarina. Os demais focos foram registrados em produções domésticas e de subsistência no Mato Grosso, no Ceará, em Sergipe e no Rio Grande do Sul.
Na sexta-feira (16), o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) intensificou as ações de fiscalização sanitária e monitoramento com o objetivo de impedir que o vírus se espalhe para plantéis comerciais ou propriedades de subsistência no estado.
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|