Corpo de Papa Francisco passou por 'embalsamento moderno' para velório. Entenda o que é o procedimento!
24/04/2025
O corpo do Papa Francisco passou por um processo de "embalsamento moderno" para permitir que fosse velado por vários dias antes do funeral, agendado para sábado, 26 de abril de 2025.?
O que é o embalsamento moderno?
Trata-se de uma técnica atualizada de preservação corporal, adotada pelo Vaticano desde 1914, com o Papa Pio X sendo o primeiro a ser submetido a ela.
O procedimento envolve a drenagem do sangue por veias do pescoço, substituindo-o por uma solução química composta por formol, álcool, água e corantes.
Essa solução desinfeta o corpo internamente, elimina bactérias e retarda a decomposição natural, funcionando como uma espécie de transfusão inversa. Além disso, cuidados estéticos são aplicados para manter a aparência serena do pontífice durante o velório público.
Por que essa técnica foi utilizada?
O velório do Papa Francisco está ocorrendo na Basílica de São Pedro e se estenderá até sexta-feira, 25 de abril. O funeral será realizado no sábado, 26 de abril. Para garantir que o corpo permaneça preservado durante esse período, o embalsamento moderno foi essencial.
Morto na madrugada de segunda-feira, aos 88 anos, o Papa Francisco expressou o desejo de um funeral simples e será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, ao lado do ícone da Virgem Salus Populi Romani, em uma tumba discreta.
O Papa Francisco faleceu em 21 de abril de 2025, em sua residência na Domus Sanctae Marthae, no Vaticano. Segundo o atestado de óbito assinado pelo professor Andrea Arcangeli, diretor do Departamento de Saúde e Higiene do Estado da Cidade do Vaticano, a causa oficial da morte foi um acidente vascular cerebral (AVC) que resultou em uma parada cardiorrespiratória irreversível.
Rahabe Barros
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|