Chuvas alagam 80% das residências em aldeia em Luciara; imagens
22/01/2025
A Aldeia Pukanu, localizada em Luciara (1.073 quilômetros de Cuiabá), foi alagada pelas chuvas que atingem a região. Localizada há 89 quilômetros do município, a aldeia possui cerca de 45 famílias, com mais de 100 pessoas morando no local.
A aldeia é banhada pelo Rio Tapirapé. De acordo com Claudio Kanela Wajatom, presidente da Associação Indígena do Povo Kanela do Araguaia, o período chuvoso costuma alagar o local, mas neste ano a situação foi ainda mais grave.
"Hoje, 80% das casas da aldeia estão alagadas. Não há risco de perder vidas, mas tem risco grande de perder bem materiais", explicou.
Cláudio Kanela falou que a prefeitura tem atuado para prestar socorro aos indígenas. "A gente tem sido atendido. Mas, o acesso está complicado e dificultado até a chegada de mantimentos", frisou.
Luciara foi um dos 14 municípios do Estado que decretaram situação de emergência. Autoridades do município estão se deslocando para Cuiabá para pedir apoio estatal.
Em relação a Aldeia Pukanu, o representante dos indígenas explicou que a demarcação seria uma das formas de evitar alagamentos de residências. Segundo ele, a parte mais alta da área da aldeia foi invadida e é necessário a demarcação para que os indígenas façam suas residências no local.
Redação
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|