Português (Brasil)

Professora por 33 anos em MT repassa "amor ao ensino" para filha

Professora por 33 anos em MT repassa "amor ao ensino" para filha

A trajetória de Ana de Jesus destaca a dedicação e o impacto duradouro dos professores na vida dos alunos

Compartilhe este conteúdo:

O Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro no Brasil, é uma data que celebra a importância dos profissionais da educação na formação de gerações. Embora não seja um feriado nacional, a data é reconhecida como feriado escolar, conforme o Decreto Federal nº 52.682, de 1963.

A professora Ana de Jesus, que dedicou quase 33 anos à docência na educação infantil, reflete sobre sua trajetória. "Comecei a dar aulas em 1977 e me aposentei em 2010. Durante minha carreira, muitos alunos desabafavam comigo sobre seus problemas, já que sentiam falta de um apoio afetivo em casa", conta

Ela destaca que lidava com alunos com dificuldades de aprendizagem, oferecendo aulas de reforço em horários alternativos. "Como eu lidava com alunos que tinham dificuldade de aprendizagem, então eu selecionava esses alunos que tinham dificuldade e levava e convidava para ele em um outro período, um período inverso, para dar aula de reforço", destaca.

A professora Ana compartilha uma história marcante de sua carreira. "Uma aluna chamada Gabriela tinha grandes dificuldades de comunicação. O dia em que consegui alfabetizá-la foi um dos mais emocionantes da minha vida. Nós duas choramos de alegria por essa conquista."

Luana Jesus, filha de Ana, está no 6º semestre de Letras e segue os passos da mãe. “Minha mãe me ajuda a preparar aulas como eu sou iniciante e é uma grande influência na minha vida. Eu gosto de estar na escola e cuidar das crianças”, disse, recomendando às pessoas que desejam seguir na profissão a não desistirem, apesar das dificuldades encontradas ao longo dos anos e até mesmo a falta de reconhecimento.

"Continuem nessa jornada, porque ser professor é uma profissão verdadeiramente incrível. Apesar dos desafios que enfrentamos, como a pressão por resultados e a escassez de recursos, o impacto que podemos ter na vida dos alunos é imensurável".

Sobre a profissão, Ana destaca que exige dedicação, mas exalta os resultados obtidos com a formação de milhares de pessoas em mais de 30 anos de carreira. "Eu abracei essa missão com todo o meu amor. Para mim, o Dia do Professor é muito especial e maravilhoso, porque dediquei uma parte significativa da minha vida à educação. É um dia que eu celebro com alegria, pois ser professora é uma parte fundamental de quem eu sou."

Após a aposentadoria, ela continua envolvida com educação, ajudando suas filhas que estão na faculdade quando necessário.

 

 

GIOVANNA BAIOCCO
Especial para o Midiajur

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Banner Superior Esquerda

Banner Central Esquerda

Banner Inferior Esquerda

 

 
 

 

 

COLUNAS E OPINIÃO

Blog do Samy Dana

Colunista O Repórter do Araguaia

Gerson Camarotti

Colunista O Repórter do Araguaia

 

VÍDEOS

 

Acesse nosso Canal no Youtube

NOSSOS PARCEIROS