Mato Grosso tem mais de 14 mil crianças na fila de espera por creche
O problema ocorre em 85 dos 142 municípios mato-grossenses.
Um levantamento realizado pelo Ministério da Educação (MEC), mostrou que em Mato Grosso mais de 14 mil crianças estão na fila de espera por uma vaga em creche. O problema ocorre em 85 dos 142 municípios mato-grossenses.
Segundo o "Levantamento Nacional Retrato da Educação Infantil no Brasil: acesso e disponibilidade de vagas", em Mato Grosso a maioria das crianças de até 4 anos entram nas creches antes de completar um ano de idade, o que corresponde a 60% dos casos. No entanto, conseguir uma vaga ainda é um problema para milhares de pais.
O problema é mais grave para quem tem filhos com um ano. Nessa faixa etária são mais de 4,3 mil na fila de espera. Já para as crianças com dois anos, a busca por uma vaga atinge 4 mil famílias. A menor demanda é para os 4 anos, com apenas 640 nomes na lista.
Embora não seja obrigatória, a educação infantil é um direito de todas as crianças previsto na Constituição Federal e confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Isso significa que é dever dos governos (municipais, estaduais e federal) de disponibilizar essas vagas.
Entre os problemas encontrados pelos pais está o acesso às informações sobre o número de vagas e classificação na fila de espera. Isso porque em 29% dos municípios mato-grossenses a matrícula é realizada por meio de lista impressa, ou seja, não existe um sistema onde todas as famílias podem buscar essas informações.
De acordo com dados da pesquisa, há cerca de 632 mil registros de crianças em fila de espera para creche, em todo o Brasil. Em relação aos municípios, 2.445 cidades, ou seja, 44% delas, têm fila de espera nessa etapa. Desse total, 88% alegam ter espera por falta de vagas.
POR J1
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|