Líder que aplicava golpes de consórcios falsos vira réu; comparsa consegue acordo
Esquema que causou um prejuízo de aproximadamente R$ 2 milhões aos clientes do grupo
O juiz da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, Jean Garcia de Freitas Bezerra, aceitou a denúncia do Ministério Público Estadual (MPE) contra Jhon Maike Teixeira de Souza. O réu era o líder de um grupo criminoso que aplicava golpes por meio de consórcios falsificados de imóveis e veículos, em Cuiabá. A comparsa de Jhon, Ingrid Marcieli Pereira Queiroz, conseguiu um acordo com o MPE. A decisão é de sexta-feira (10).
Durante a deflagração da Operação Fake Promises, em janeiro de 2023, foi constatado que os golpistas atraíam as vítimas por meio de redes sociais anunciando créditos empresariais contemplados, mas que na verdade se tratavam de consórcios falsificados de imóveis, automóveis e terrenos.
Segundo a Polícia Civil, depois que as vítimas assinavam os contratos, pensavam se tratar de empresas localizadas nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, mas quando se preparavam para se instalarem no local descobriram que tais empresas não existiam.
Conforme denúncia do MPE, Jhon era o líder da organização, planejando golpes e dando ordens aos demais envolvidos no esquema que causou um prejuízo de aproximadamente R$ 2 milhões. Segundo o MP, o réu era proprietário das empresas supostamente utilizadas nos golpes sendo elas: J.M.T. de Souza; Ribeiros Representações; MS Cred Consultoria e Investimentos; BC Investimentos; FC Soluções Financeiras;
Na ação, o MPE requereu a homologação de um acordo de não persecução penal (ANPP) com Ingrid, uma das pessoas envolvidas nos crimes, ao qual o magistrado acolheu entendendo que, aparentemente, Ingrid não registra antecedentes e cumpre todos os requisitos legais para a celebração do pacto despenalizador, além disso apontou o ANPP como suficiente enquanto resposta à conduta delitiva.
Diante disso, o juiz marcou audiência para a homologação do acordo para o dia 23 de julho, às 15 horas, que será realizado virtualmente.
CECÍLIA NOBRE
Da Redação
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|