MP prorroga por mais 1 ano investigação de fraudes em transporte de pacientes em MT
Nos últimos 3 anos, Abelha Táxi Aéreo empenhou mais de R$ 161 milhões para receber do Governo
O Conselho Superior do Ministério Público Estadual prorrogou por mais um ano uma investigação envolvendo contratos entre a Secretaria Estadual de Saúde e a empresa Abelha Táxi Aéreo e Manutenção Ltda. A empresa é uma das que mais faturam com o Governo do Estado com fretamento de aeronaves e fornecimento da UTI Aérea.
J1Agora recebeu a informação do Ministério Público de que a investigação é presidida pela promotora Lindinalva Rodrigues. Todavia, o caso está sob sigilo e não há detalhes da investigação.
Na última semana, o Conselho Superior analisou e acatou pedido para prorrogação da investigação. O relatório do procurador Amarildo Cesar Fachone foi acatado por unanimidade.
"À unanimidade, acordam em referendar a decisão do Relator que autorizou o pedido de dilação do prazo por mais 01 (um) ano, a contar da data do vencimento de sua instauração, para a conclusão do procedimento solicitado", diz a decisão.
Em consulta ao Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças (FIPLAN) foram encontrados dezenas de empenhos de notas por parte da Abelha Táxi Aéreo junto ao Governo de Mato Grosso.
Entre 2021 e os dois primeiros meses de 2024, os empenhos chegam a exatos R$ 161.918.422,56. Isso não significa que a empresa recebeu todo este montante, já que alguns pagamentos foram extornados e outras notas não foram liquidadas na totalidade.
Diversos contratos foram firmados com dispensa de licitação. Os serviços são dos mais variados tipos e atendem mais de uma secretaria.
Na Saúde, por exemplo, a empresa empenhou notas relativa a contratação de táxi aéreo para atender COVID-19. Há também serviços pagos pelo transporte de pacientes em UTI Aérea Intermunicipal e Interestadual.
Em outras pastas, como a Casa Civil, a Abelha detém contrato milionário para atender as demandas do governador Mauro Mendes (União).
Notas empenhadas pela Abelha Táxi Aéreo nos últimos anos junto ao Governo de Mato Grosso:
2024 - 29.952.549,40
2023 - 54.368.719,31
2022 - 36.066.343,43
2021 - 41.530.810,42
GILSON NASSER
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|