Português (Brasil)

Vereador denuncia falta de testes para Covid; prefeitura pede ajuda ao Estado

Vereador denuncia falta de testes para Covid; prefeitura pede ajuda ao Estado

03/02/2024

Compartilhe este conteúdo:

O médico e vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos) denunciou que, em meio à alta de casos de infecção pelo coronavírus, as unidades de atenção secundária (UPAs e policlínicas) não têm teste rápido de covid-19 disponível. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que ajuda ao Laboratório Central do Estado (Lacen) para atender a demanda.

"Estive, ainda ontem, fiscalizando algumas unidades secundárias e me assustei. Não tem teste rápido disponível em quantidade suficiente para atender toda essa demanda, que tem aumentado de forma gradativa", destacou o parlamentar na manhã desta sexta-feira (2).

Conforme publicado pelo Midiajur, desde o primeiro final de semana de 2024, os casos de covid-19 têm aumentado de forma gradativa em todo Mato Grosso.

Em Cuiabá, já foram confirmados 478 casos da infecção apenas neste ano, segundo dados do painel da covid-19 da Secretaria de Estado de Saúde (SES). A capital está com classificação de risco moderado para a incidência de infecções.

A situação preocupa por conta das festas de Carnaval, previstas para começar na sexta-feira do dia 9 de fevereiro, onde a população deve se aglomerar sem uso de máscaras.

Dr. Luiz Fernando, vereador

Médico, Dr. Luis Fernando recomenda o prefeito cancelar as festas de Carnaval pela alta dos casos de covid-19.

Dr. Luiz Fernando recomendou que o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) cancele as festas para evitar uma nova explosão de casos pós-folia. O emedebista anunciou, ontem, que irá manter as festas e trabalhar em campanhas educativas com a população.

"A minha sugestão é que o Carnaval seja suspenso. Eu não vejo momento para aglomerações. A chance da Covid-19 ampliar, de forma significativa, nesses próximos dias, principalmente com o Carnaval, onde as pessoas querem aglomerar e estarem muito próximas uma das outras, pode aumentar de forma significativa", analisou o vereador.

Luiz Fernando, além de denunciar que algumas unidades não têm o teste rápido para a população, disse que também vai apresentar requerimento para prefeitura reservar leitos para pacientes que precisam ser internados.

Outro lado

Procurada pelo Midiajur, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) praticamente confirmou a falta dos testes e respondeu que pediu os exames do tipo RT-PCR (com resultado em até 72h) para atender a demanda de testagem em Cuiabá, ao Laboratório Central do Estado (Lacen).

"Também foi dado andamento na compra de novos testes antígenos, de resultado rápido", acrescentou.

Nota à imprensa

Com relação à demanda da testagem em Cuiabá, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclarece o seguinte:

- A SMS solicitou ao Laboratório Central do Estado testes do tipo RT-PCR (com resultado em até 72h) para atender a demanda de testagem em Cuiabá, também foi dado andamento na compra de novos testes antígenos, de resultado rápido;

 

 

ALLAN PEREIRA
Da Redação

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Banner Superior Esquerda

Banner Central Esquerda

Banner Inferior Esquerda

 

 
 

 

 

COLUNAS E OPINIÃO

Blog do Samy Dana

Colunista O Repórter do Araguaia

Gerson Camarotti

Colunista O Repórter do Araguaia

 

VÍDEOS

 

Acesse nosso Canal no Youtube

NOSSOS PARCEIROS