Vídeos mostram PF destruindo garimpo e arrombando fazenda na região do Sararé
18/12/2023
Vídeos registrados pela Polícia Federal mostram a ação dos policiais e membros do Exército Brasileiro destruindo garimpos na Terra Indígena Sararé em meio à Operação Mamon, concluída nesta sexta-feira (15). Agentes do Ibama, da Funai, Força Nacional e do Centro Integrado de Operações Aéreas de Mato Grosso – CIOPAer/MT também integraram a operação.
Apesar das buscas nos garimpos ilegais dentro da terra indígena e também em fazendas no entorno, que serviriram de ponto de apoio para a atividade dos criminosos, ninguém foi preso na operação. O Sararé fica em Pontes e Lacerda.
Durante três dias, as equipes estiveram pela floresta com a finalidade de promover a desintrusão dos garimpeiros que atuam na região de forma ilegal e inutilizar maquinários e destruir utensílios utilizados na atividade criminosa.
Foram utilizadas aeronaves para o acompanhamento e proteção das equipes que atuaram em solo. Durante as buscas aéreas foram localizados maquinários e petrechos utilizados pelos criminosos, muitos dos quais estavam escondidos nas matas.
Os prejuízos estimados para a organização criminosa com a destruição dos equipamentos são da ordem de 20 milhões de reais. Concomitantemente, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, em propriedades rurais que fazem limite com a TI Sararé, para a apuração de indícios de que sejam utilizadas como base para os criminosos e acesso ilegal ao território indígena, tanto de pessoas quanto dos maquinários.
As investigações continuam para a análise dos elementos colhidos durante as buscas, com a finalidade de identificar os financiadores dessa atividade ilegal, além de descapitalizar as organizações criminosas que, ao atuarem com impactos sobre a Terra Indígena Sararé, causam danos ambientais irreversíveis.
Veja fotos e vídeos:
DA REDAÇÃO
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|