Português (Brasil)

17 anos depois de substituir o lendário Pedro Casaldaliga no Araguaia, Dom Leonardo Steiner se torna Cardeal

17 anos depois de substituir o lendário Pedro Casaldaliga no Araguaia, Dom Leonardo Steiner se torna Cardeal

31/05/2022

Compartilhe este conteúdo:

Neste domingo (29/05) o  Papa Francisco anunciou que o atual Arcebispo Metropolitano de Manaus,  Leonardo Ulrich Steiner é um dos novos cardeais da Igreja Católica, Dom Leonardo Steiner, será o primeiro cardeal com passagem pela Amazônia Brasileira.

A trajetória de Dom Leonardo Steiner é rica de detalhes, depois de um forte trabalho como  frade e sacerdote franciscano  com uma sólida formação pedagógica, assumiu trabalhos na área da educação, compondo os quadros de professores das suas casas de formação da Igreja Católica foi nomeado bispo aos 02 de fevereiro de 2005 para substituir o lendário Bispo Pedro Casaldaliga frente a Prelazia de São Félix do Araguaia, situada no estado de Mato Grosso.

Sua nomeação como bispo foi feita pelo Papa João Paulo, ele foi ordenado bispo no dia 16 de abril de 2005 na Catedral São Paulo Apóstolo, em Blumenau, com a ordenação feita pelo Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, em 10 de maio de 2011 foi eleito Secretário-Geral da CNBB e em 21 de setembro de 2011 o Papa Bento XVI o nomeou bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília.

No dia 27 de novembro de 2019, foi nomeado pelo Papa Francisco para a Arquidiocese de Manaus. Anunciado pelo Papa Francisco como novo cardeal da Igreja Católica, neste domingo (29), o arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner, será o primeiro cardeal da Amazônia brasileira. O anúncio foi feito no Vaticano. Além de Steiner, o papa também nomeou o arcebispo de Brasília, Dom Paulo César. A cerimônia de criação dos novos cardeais está prevista para agosto.

Dom Leonardo Ulrich Steiner tomou posse como arcebispo de Manaus em janeiro de 2020. Ele assumiu o cargo ocupado por Dom Sergio Castriani desde 2013.  O novo cardeal nasceu em 6 de novembro de 1950 em Forquilhinha, Estado de Santa Catarina, na diocese de Criciúma (Brasil). Fez sua profissão religiosa na Ordem dos Frades Menores em 2 de agosto de 1976 e foi ordenado sacerdote em 21 de janeiro de 1978.

Estudou Filosofia e Teologia nos Franciscanos de Petrópolis; é bacharel em Filosofia e Pedagogia pela Faculdade Salesiana de Lorena. Obteve a licenciatura e o doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Antonianum de Roma.

 

 

Autor: AMZ Noticias com Evandro Carlos

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Banner Superior Esquerda

Banner Central Esquerda

Banner Inferior Esquerda

 

 
 

 

 

COLUNAS E OPINIÃO

Blog do Samy Dana

Colunista O Repórter do Araguaia

Gerson Camarotti

Colunista O Repórter do Araguaia

 

VÍDEOS

 

Acesse nosso Canal no Youtube

NOSSOS PARCEIROS