Produtores da agricultura familiar realiza a primeira coleta de látex em Vila Rica
08/06/2020
Produtores do PA Alvorada Santaninha, realizaram na tarde da última quarta-feira, 03 de junho, a entrega da primeira carga de látex produzida por famílias da agricultura familiar.
![]() |
O projeto do plantio de seringueira iniciou-se no ano de 2009 ainda na gestão do Ex-prefeito Naftali Calisto na época foram plantadas 80.000 mil arvores dividas entre 24 produtores do município. O projeto teve sequência na administração do Ex-prefeito Luciano Marcos de Alencar e hoje recebe atenção especial do Prefeito Abmael Borges e do secretário de Agricultura e Meio Ambiente Rafael Gallo.
Nesse primeiro momento três produtores do PA Alvorada Santaninha realizaram a sangria em seus seringais, o produtor Elisomar colheu 344 kg, já o Pedro colheu 491 kg e o Edino em sua primeira sangria conseguiu um total de 965 kg, juntos colheram 1800 quilos de látex, injetando assim R$ 4.410,00 reais na economia local.
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente tem apoiado os produtores, dando assistência técnica, capacitando os produtores orientando-os na aquisição de matérias e na comercialização da borracha bruta. Segundo o Secretário Rafael Gallo os produtores em suas primeiras sangrias estão colhendo meio quilo de látex por arvore que já é uma colheita muito boa por ser o primeiro corte e a previsão é que possa aumentar a produtividade das arvores podendo chegar a produzir um quilo de látex por arvore.
Sabemos que nossos produtores fomenta economia local, e dar condições para eles continuarem trabalhando é muito importante, pegamos esse projeto em andamento e sabíamos que é um projeto que traz resultados em longo prazo e estamos hoje comemorando com eles o resultado de muito trabalho e dedicação. Queremos lembrar que estaremos sempre à disposição e dentro do possível estaremos sempre colaborando para que cada dia a mais nossos produtores possam aumentar suas produções. Enfatiza o Prefeito Abmael.
Estarmos hoje podendo participar da primeira colheita do látex realizada pelos nossos agricultores da agricultura familiar é muito gratificante sabemos que essa renda extra que começou a ser injetada no comércio local vai ajudar bastante nossas famílias do campo. Sabemos das dificuldades de quem vive no campo e por isso dentro do possível sempre estamos presente acompanhando de perto e realizando uma administração atuante. Pontua o Secretario Rafael Gallo.
FONTE: Assessoria de Imprensa - Israel Monteiro
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|