Surge o primeiro caso suspeito de Covid-19 em Alto Boa Vista
15/05/2020
A Secretaria de Saúde de Alto Boa Vista comunicou na segunda-feira (11), por meio de nota informativa publicada nas redes sociais da atual gestão, a existência do primeiro caso suspeito de Covid-19 no município.
Segundo a secretária de Saúde de Alto Boa Vista, Débora Kátia dos Santos, o caso foi notificado como suspeito pelos sintomas gripais que a mulher apresenta. Trata-se de uma profissional da saúde que realiza viagens com pacientes, ela está sendo monitorada e em isolamento domiciliar, assim como as pessoas com quem teve contato.
Ainda de acordo com Débora, o material necessário para exame já foi coletado e enviado para o Laboratório Central em Cuiabá (Lacen-MT). O resultado deve sair dentro de 48 a 72 horas.
Na nota, a Secretaria Municipal de Saúde orienta que a população siga as recomendações preventivas já divulgadas como o uso obrigatório de máscara e outras medidas contidas no decreto municipal vigente.
Decreto Municipal
No dia 29 de abril, o prefeito de Alto Boa Vista, Valtuir Cândido, baixou o decreto nº 023/2020 que dispõe sobre medidas para combater a propagação do coronavírus. De acordo com o documento, estão suspensos os eventos da administração municipal em ambientes fechados.
É recomendado que estabelecimentos públicos e privados evitem a circulação das pessoas pertencentes aos grupos de risco da doença; disponibilizem local para higienizar as mãos e álcool 70%; manutenção do distanciamento social; vedar o acesso de pessoas que não estejam utilizando máscara nos estabelecimentos; ampliar a frequência de limpeza e desinfecção de locais altamente frequentados pela população.
Feiras livres, academias e atividade de cunho religioso também estão liberadas desde que sigam determinadas recomendações. A feira livre funcionará exclusivamente na Feira dos Agricultores com os seguintes dias e horários de funcionamento: Domingos (das 5h às 12h) e quartas-feiras (das 17h às 23h).
Já as igrejas estão autorizadas a realizar somente duas celebrações por semana e adotar as medidas de distanciamento, higienização, além de proibir a entrada de pessoas quando o templo atingir 50% da capacidade. As academias podem funcionar em três turnos (matutino, vespertino e noturno), no entanto, somente cinco alunos podem permanecer no local por período.
No que diz respeito ao funcionamento de bares, restaurantes, padarias e lanchonetes, é necessário a disposição das mesas com 2 metros de distância entre elas, além de ficar expressamente proibida a venda de bebidas alcoólicas nesses estabelecimentos entre 00h a 7h.
Confira a íntegra do decreto na página da Prefeitura.
FONTE: SEMANA 7
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|