Português (Brasil)

SES critica baixo isolamento: “Parece que não estamos em pandemia”

SES critica baixo isolamento: “Parece que não estamos em pandemia”

12/05/2020

Compartilhe este conteúdo:

O secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo voltou a criticar a população que não tem respeitado o isolamento social, recomendado pelas autoridades de saúde, para evitar a proliferação do novo coronavírus (Covid-19).

 

 

 

 

 

 

 

Segundo uma pesquisa feita pela empresa InLoco, Mato Grosso tem o segundo pior índice de isolamento no País. A taxa no Estado é de 38,03%, ficando à frente somente de Goiás, último colocado com taxa de 37,44%. Os dados são relativos ao último sábado (9).

Segundo Figueiredo, o número de casos em decorrência do novo vírus ainda deve subir e a situação no Estado tende a piorar.

“Não dá para relaxarmos ao ponto que está sendo relaxado. Esse final de semana pude perceber uma movimentação em Cuiabá e Várzea Grande, que parece que não estamos em plena epidemia. Muito discurso e pouca ação”, disse o secretário em live realizada na manhã desta segunda-feira (11).

“As pessoas continuam na rua, muitos não utilizam máscaras. Já dá para perceber o crescimento geométrico dos números até aqui. E daqui 10 a 15 dias vamos perceber mais ainda. E essa flexibilização e a falta desse comprometimento vai acarretar em um crescimento substancial de casos”, acrescentou.

O secretário ainda criticou o caso de um pneumologista de Cuiabá que gravou um vídeo colocando sob suspeita os dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

“Tem médico gravando vídeo dizendo que isso é uma mentira. Eu não sei se quase mil óbitos diários no Brasil registrados no fim de semana pode ser considerado mentira. Eu não sei se é mentira as imagens que mostram cemitérios com covas em escala. Eu não sei se é ficção os números que começam a crescer no Estado de Mato Grosso”.

“Os condomínios parecem que tem uma ‘proteção especial’, mas não. Vejo pessoas pouco preocupadas em utilizar máscara e com o isolamento social. Isso não ajuda, isso dificulta e vai trazer desconforto para todo mundo”, afirmou.

Relaxamento

Nos últimos dias, diversas Prefeituras baixaram decretos que possibilitaram a abertura de comércios, bares e restaurantes, com a imposição de algumas restrições e flexibilizam o isolamento social.

O secretário fez um apelo para que a população mantenha o isolamento no Estado, pois, ele prevê que a situação ainda pode piorar.

“Faço um apelo para que não façamos o relaxamento total, porque a situação pior ainda não chegou. Nós passaremos por dias difíceis. Precisaremos do apoio do Governo Federal e municipais, mas em especial de toda a população”, disse.

“Você, cético, que acredita que isso pode ser uma invenção, cuidado: você pode estar colocando a sua vida em risco e a vida de todos aqueles que convivem com você. Portanto, faço mais uma vez o apelo: fique em casa”, completou.

Casos de Covid-19 

Até o último domingo (10), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) notificou 519 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso.

Já foram contabilizados 19 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. A última notificação ocorreu na manhã desta segunda-feira (11).

Dos 519 casos confirmados, 183 estão em isolamento domiciliar e 265 estão recuperados. Há ainda 53 pacientes hospitalizados, sendo 28 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 25 em enfermaria.

Neste domingo, o Governo Federal confirmou 162.699 casos da Covid-19 no Brasil e 11.123 óbitos oriundos da doença.

 

 

FONTE: Midia News

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Banner Superior Esquerda

Banner Central Esquerda

Banner Inferior Esquerda

 

 
 

 

 

COLUNAS E OPINIÃO

Blog do Samy Dana

Colunista O Repórter do Araguaia

Gerson Camarotti

Colunista O Repórter do Araguaia

 

VÍDEOS

 

Acesse nosso Canal no Youtube

NOSSOS PARCEIROS