Português (Brasil)

O Repórter do Araguaia adere aos Movimentos Populares de solidariedade da região do Araguaia-Xingu em tempos de Covid-19

O Repórter do Araguaia adere aos Movimentos Populares de solidariedade da região do Araguaia-Xingu em tempos de Covid-19

18/04/2020

Compartilhe este conteúdo:

A pandemia do Novo Coronavírus ou Covid-19 tem trazido ensinamentos, solidariedade e atitudes mais humanas em muitas partes do planeta.

Em diversas cidades da região do Araguaia/Xingu tem surgido boas ações partindo da sociedade civil para colaborar na passagem desse mal da pandemia do Covid-19 da melhor forma possível. Devido uma das recomendações dos agentes de saúde ser o distanciamento social, as discussões são virtuais, através dos grupos de WhatsApp, e quando há necessidade de encontro físico, são tomadas todas as medidas indispensáveis à proteção sanitária. 

A sociedade civil se organiza e cada colaboração, de acordo com a possibilidade de cada um, já contribui para um bem maior, que é ajudar na melhoria do atendimento e situações de vulnerabilidade social e de saúde de cada localidade.

A região do Araguaia/Xingu por ser uma região onde o sistema de saúde é deficitário, longe dos grandes centros sem os recursos necessários para atender, muitas vezes necessidades básicas, é que surgiu algumas iniciativas populares para contribuir com a saúde pública na aquisição de aparelho de respiração mecânica ou ventiladores pulmonares.

 

O equipamento é essencial as pacientes em situação grave de coronavírus. Nem toda pessoa que contraí o vírus necessita utilizá-lo, mas se precisar, não há o fazer, se não tiver disponível. Sendo de uso individual, quanto maior for a quantidade de aparelhos disponíveis, melhor. O valor aproximado do instrumento é de cerca de R$60.000 de acordo com pesquisa na internet.

Nós da GN COMUNICAÇÃO realizamos uma pesquisa de ações como essa na região do Araguaia. Em todas as cidades circunvizinhas de Vila Rica, há a preocupação da sociedade com a contaminação pelo Covid-19 e de uma forma geral, as pessoas tem buscado colaborar e se envolver em ações sociais com um objetivo comum, que é resguardar a saúde e seguridade social da comunidade.

As cidades pesquisadas foram São Félix do Araguaia, Santa Terezinha, Luciara, Porto Alegre do Norte, Canabrava do Norte, Confresa, Vila Rica e Santana do Araguaia-PA, por ser um município próximo a esta região.  

São Félix do Araguaia

São Félix do Araguaia tem população estimada é de 11.708 pessoas e fica distante de Cuiabá 1.159 km. Faz limite com os municípios de Querência, Alto Boa Vista, Serra Nova Dourada, Novo Santo Antônio, São José do Xingu, Canabrava do Norte e Luciara. A leste a Ilha do Bananal e a oeste com o Parque do Xingu. São Félix possui duas etnias indígenas, sendo o polo com o maior número de indígenas, distribuídos em 17 aldeias com cerca de 2.500 pessoas.

Devido esse grande número de indígenas, a Funai (Fundação Nacional do Índio) e SESAI (Secretaria Especial de Saúde Indígena) estão desenvolvendo estratégias de isolamento para evitar o contágio desses povos.

Em São Félix, a repórter Vanessa Lima do site “O Repórter do Araguaia” encabeçou um movimento em realizar um leilão para captar recursos pra aquisição do respirador mecânico, entretanto, segundo ela, esbarrou nas dificuldade de não poder ter aglomeração e obedecendo as determinações da saúde, mudou de planos. Assim sendo, migrou as forças para recolhimento e distribuição de cestas básicas. Mas a intenção é promover um movimento para adquirir pelo menos um aparelho para a saúde pública.

Com o coração repleto de amor ao próximo e sem nenhuma intenção política, o Jornal “O Repórter do Araguaia”, pede a todos as pessoas para aderirem à campanha “Juntos Vamos Vencer”, de arrecadação de doações de alimentos para as famílias de menor renda e aquelas que se sustentam por meio do mercado informal e das atividades temporárias por jornadas de trabalho. Os alimentos não precisam ser só de supermercados, podem ser de casa mesmo como macarrão, batatas, óleo, farinha e outros alimentos diversos. Não importa a quantidade que você irá doar o que interessa é fazer parte da campanha. Não estou no mundo para fazer peso, a gente precisa entender a dor do próximo e pensar em formas de ajudar.” – conclama a jornalista Vanessa Lima

O Hospital Municipal de São Félix do Araguaia possui um respirador mecânico.

  • Entrada da cidade. Imagem: Fanpage São Félix do Araguaia

  • Cais da cidade, Rio Araguaia. Imagem: Fanpage São Félix do Araguaia

Santa Terezinha

Em Santa Terezinha tem uma população de aproximadamente 8.371 pessoas de acordo com o censo de 2019 e fica distante de Cuiabá 1.230 km.

O Hospital Municipal tem um aparelho que é móvel, acompanhando a ambulância. A Câmara de Vereadores da cidade encaminhou documento aos parlamentares do Estado, solicitando o envio de mais aparelhos.

O município tem quatro aldeias indígenas do lado de Mato Grosso que são as tribos Majtery, Itxala, Hawalora e do povo Kanela. E do lado do Estado de Tocantins na Ilha do Bananal tem mais seis aldeias e todas os povos indígenas dessas 10 aldeias estão em convívio direto com a população da cidade. Totalizando cerca de 1000 indígenas circulando pela cidade diuturnamente.

Segundo a Vereadora Dagmar Gatti, a situação é preocupante já que o município conta com apenas um aparelho de ventilador mecânico e se houver a necessidade será uma situação muito difícil.

Tendo em vista essa situação, a comunidade tem procurado se organizar através de grupos de igrejas e associações para a aquisição de mais um aparelho, mas por enquanto ainda estão em conversações.

  • Vista aérea de Santa Terezinha. Imagem: Fanpage Santa Terezinha

  • Vista aérea de Santa Terezinha. Imagem: Fanpage Santa Terezinha

  • Campanha da Secrearia de Saúde. Imagem: Fanpage Santa Terezinha

Luciara

Luciara fica distante de Cuiabá 1.170km e tem aproximadamente e a população é de 2.099 habitantes. Faz divisa com os municípios de São Felix, Alto Boa Vista, Santa Terezinha, Porto Alegre do Norte e Confresa. No município tem três aldeias indígenas, Teribré, Pukanu, Krehewa com um total de 1.100 indígenas, distribuídos em duas etnias, Karajá e Kanela.

Em Luciara não tem hospital municipal. A cidade conta com um PSF onde funciona o pronto atendimento a noite. Não possui aparelho de respirador mecânico. Mas segundo o Prefeito Fausto Filho já está licitado a compra do aparelho.

A cidade mantém uma barreira sanitária 24 horas na entrada da cidade. Entretanto, como as escolas, universidades e afins estão fechadas devido ao decreto Estadual que impõe o isolamento social, os filhos e pessoas que estavam fora, estudando ou trabalhando, retornam para a cidade, mesmo com o risco de contágio.

  • Barreira Sanitária. Imagen: Luciara MT

  • Confecção de Máscaras pela comunidade para doação. Imagem: Luciara MT

  • Barreira Sanitária. Imagem: Luciara MT

  • Barreira Sanitária pelo rio Araguaia. Imagem: Luciara MT

  • Barreira Sanitária. Imagem: Luciara MT

  • Cais da Cidade. Imagem: Fanpage Luciara MT

Porto Alegre do Norte

Porto Alegre do Norte fica distante da capital 1.131 km e possui cerca de 12.519 habitantes (censo 2019).

Não há hospital Municipal. A comunidade tem um Pronto Atendimento que possuí um respirador.

A campanha para aquisição de um aparelho respirador mecânico surgiu da união de pessoas de vários segmentos da sociedade porto alegrense, entre eles comerciantes, empresários, sociedade civil organizada, e pessoas físicas.
Até o momento foi arrecadado R$ 55.650,00, mas segundo a Secretária de Meio Ambiente, Welita Braga, que é uma das integrantes do grupo da campanha, afirma que ainda precisam de muita ajuda e que assim que conseguirem o valor para a compra, o mesmo será adquirido. Ainda informa que uma regra de comum acordo do grupo é que a prioridade, caso surja necessidade, é para todos.

Eu gostaria de agradecer a todos os que doaram, mas dizer que ainda falta muito para o objetivo e que precisamos da ajuda de todos, se Deus tocar em seu coração com qualquer quantia pode estar nos procurando”. – nos diz a Secretária de Meio Ambiente de Porto Alegre do Norte, Welita Braga.

Neste momento que estamos passando de combate a esse vírus, é o que se vê nos canais de televisão, deixando as pessoas horrorizadas, se sentindo fragilizadas diante da situação. Eu, enquanto empresário na cidade de Porto Alegre do Norte, juntamente com toda a equipe da minha empresa buscamos participar nas atitudes solidárias, que acredito que seja a principal arma contra essa pandemia. Precisamos ultrapassar a velocidade da contaminação multiplicando as ações solidárias, sejam elas quais forem. Nossa empresa é uma empresa familiar se reconhece no lugar do outro diante dessa fragilidade e é nessa atitude solidária que nos faz sentir mais humanos e fortes considerando a coletividade. Mostra que somos iguais e que estamos juntos.” – Ernando Cardoso – proprietário da 7sete Agroindústrial

  • Comunicado da Campanha

  • Avenida Principal da Cidade. Imagem: Fanpage Porto Alegre do Norte

  • Passagem na Ponte sob o Rio TapirapéImagem: Fanpage Porto Alegre do Norte

  • Vista aérea parcial de Porto Alegre do Norte. Imagem: Fanpage Porto Alegre do Norte

Canabrava do Norte

O município de Canabrava do Norte fica distante da capital 988 km e possui cerca de 4.743 pessoas de acordo com o censo de 2019.

A cidade não tem hospital municipal mas conta com um Centro de Saúde que atende 24 horas e os atendimentos a pessoas sintomáticas do Covid-19 estão sendo monitorados no PSF Rural.

Como o município não possui hospital, não há estrutura para cirurgias e não havendo a necessidade da presença de um aparelho de respiração mecânica. Os casos críticos são encaminhados para o município vizinho, Confresa.”– Informa a Secretária de Saúde, Gabriela Pereira Lima Rondon.

Também está sendo feito barreira sanitária na entrada da cidade que dá acesso a BR 158, e proibição de uso da área recreativa da cidade, que é um grande lago artificial.

  • Barreira Sanitária. Imagem: SMS de Canabrava

  • SMS e Agentes em reuniãoImagem: SMS de Canabrava

  • Fiscalização Sanitária. Imagem: SMS de Canabrava

  • Vigilância Sanitária. Imagem: SMS de Canabrava

  • Planejamento Estratédio Imagem: SMS de Canabrava

  • Agentes de Saúde. Imagem: SMS de Canabrava

  • Campanha de Arrecadação de donativos. Imagem: Fanpage Porto Alegre do Norte

  • Decreto Municipal. Imagem: Fanpage Porto Alegre do Norte

  • Vista da cidade, entrada e lago artificial. Imagem: Fanpage Canabrava do Norte

Confresa

Confresa fica distante 1.160km da capital Cuiabá e a população estimada de 30.933 pessoas. O CISAX (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Araguaia e Xingu), tem sede na cidade de Confresa.

O movimento popular para a aquisição de recursos financeira para a compra de respirador mecânico, surgiu, segundo Paulo Júnior, proprietário de um supermercado na cidade quando foi solicitada sua ajuda para a compra de um aparelho por uma pessoa que trabalha na área da saúde. Então o mesmo encabeçou a campanha junto a amigos e moradores da cidade. Contou também com apoio da Rádio Conti na divulgação e transparência da ação. O Comitê de Arrecadação e Recebimento de doações contou com o apoio de pessoas de vários segmentos, como empresários, pecuaristas, comerciantes, produtores, população em geral de Confresa e cidade vizinhas.

A ideia inicial era adquirir um aparelho, mas em apenas sete horas de campanha, arrecadou o valor da compra de quatro equipamentos, cerca de 220 mil reais que será entregue a secretaria de Saúde da cidade para aquisição dos mesmos, onde ficarão disponíveis para uso da rede pública de toda a região.

O município atualmente possui cinco respiradores mecânicos da rede pública de saúde. Com a compra de mais quatro aparelhos com dinheiro conseguido pelo Comitê de Arrecadação e recebimento, mais quatro serão adquiridos. A Prefeitura de Confresa comprará mais três aparelhos e a Câmara de Vereadores mais dois respiradores mecânicos, totalizando 14 aparelhos.


  • Vista aérea de Confresa. Imagem fanpage Confresa

  • Desinfecção das ruas. Imagem fanpage Confresa

  • Orientação de população a respeito do contágio de Covid-19. Imagem: fanpage Confresa

  • Decreto Municipal. Imagem: fanpage Confresa

  • Fiscais sanitários em serviço. Imagem: Fanpage Confresa

  • Vista aérea Confresa. Imagem: Fanpage Confresa

  • Entrevista na rádio Conti sobre a Campanha de arrecadação de recurso para aquisição de respirador mecânico. Imagem: arquivo pessoal de Paulo Júnior, integrante do grupo

Campanha da Prefeitura de Confresa com o apoio do Corpo de Bombeiros na desinfecção da cidade Covid-19

Santana do Araguaia- PA

Santana do Araguaia, faz divisa com o Estado do Mato Grosso no extremo Sul. Possuí cerca de 72.817 habitantes de acordo com o último censo de 2019. Faz divisa com os municípios de Santa Maria das Barreiras, Cumarú do Norte e São Félix do Xingu. Fica distante da capital Belém, cerca de 1.061 km. A cidade conta com um hospital municipal e um aparelho de respiração mecânica. Por enquanto, não há campanhas de arrecadação para aquisição de aparelhos.

                                                          Vila Rica

Vila Rica tem 26.037 habitantes de acordo com o censo de 2019 e distante de Cuiabá 1.264 km.

Possui um Hospital Municipal que conta com clínico geral, ginecologista, anestesista e cirurgião geral, realizando cirurgias de pequena e média complexidade e serviços de RX, ultrassonografia e eletrocardiograma.

A Secretaria de Saúde do município possui dois aparelhos de respiração mecânica. Está em processo de compra de mais um aparelho. Somando ai, três aparelhos.

Vila Rica já tem tradição em ações populares. Em outras situações o povo se uniu em torno de um bem comum e conquistou benefícios comunitários.

Em Vila Rica a campanha teve início no dia 31 de março com a criação de um grupo de WhatsApp intitulado VILA RICA CONTRA A COVID-19, por iniciativa de pessoas que pactuavam do mesmo ideal que era contribuir de forma concreta para o combate e prevenção ao contágio e disseminação do Covid-19 em Vila Rica. Inicialmente o nome dado ao grupo foi EM BUSCA DE SOLUÇÕES, que refletia o caráter objetivo que até hoje norteia as discussões do grupo.

Essa campanha para aquisição do respirador mecânico foi divulgada por nós, conforme link abaixo:https://gncomunicacaoenoticias.com.br/2020/04/01/vila-rica-adquire-recurso-para-aquisicao-de-respirador-mecanico-ipis-e-testes-rapidos-atraves-de-iniciativa-popular/

Assim como as demais cidades, onde tem acontecido esse movimento, há a participação empresários, donas de casa, funcionários públicos e privados, estudantes, agropecuaristas, autônomos, empreendedores de vários segmentos.

Não existe no grupo nenhuma intenção econômica, política partidária ou religiosa, todos do grupo gozam do mesmo respeito e consideração, e assim estamos conseguindo avançar sem perder o foco nos objetivos altruísta do grupo” – afirma Edenir Paulista, Investigador da Policial Civil.

O grupo VILA RICA CONTRA A COVID-19 já conseguiu diversos ganhos entre eles: Contribuir com sugestão para o Município implantar a circulação de veículo com som na cidade informando a respeito da Pandemia;  Organização de uma campanha de arrecadação para a compra de 01 Respirador para doar ao Município; Compra de um kit para teste rápido da Covid-19 com 25 unidades; Sugestão para a devolução de um percentual do duodécimo pelo poder legislativo municipal, sugestão essa que após estudos pela Casa Legislativa, foi implantada;  Campanha para confecção e doações de máscaras artesanais; Campanha para arrecadar materiais para confecção de kits para fazer  a assepsia e doá-los para vulneráveis e pessoas de baixa renda.

Entre outras importantes sugestões que estão surgindo no grupo e, após passar por debates e aprimoramento são encaminhadas para aqueles que tem condições e poder de implantá-las.

Segundo Karina Junqueira, médica veterinária, integrante do grupo e responsável pela compra do equipamento, foi arrecadado até o momento, um pouco mais de 80 mil reais. Valor este possível de realizar a compra de um aparelho. O restante da quantia arrecadada será usado para a compra de EPI’s (Equipamento de Proteção Individual) para uso dos agentes de saúde e preparação de cestas básicas para doação à famílias em risco alimentar. Também está sendo usado para a compra de testes rápidos.

De acordo com ela, o respirador está em processo de aquisição e já está em processo de fechamento de contrato com a empresa.

A ação é realizada virtualmente, através do WhatsApp onde o grupo comunica entre si e com a Secretaria de Saúde para irem trabalhando de acordo com as necessidades do município.

O município terá quatro aparelhos de respiração mecânica para uso público. Três adquiridos via secretaria de Saúde e adquirido graças a Mobilização Social. A Câmara Municipal devolveu aos cofres públicos no início deste mês a quantia de R$ 76.000 que também serão direcionados a saúde.

“Entendo que uma iniciativa dessa natureza, partindo da sociedade, é uma colaboração de extrema utilidade para enfrentarmos essa crise juntos, sociedade e poder público, e dela sairmos mais forte e que tenhamos êxito em diminuir seus impactos em nossa cidade. Agora não é o momento de ficarmos reclamando e sim, nos unirmos pelo bem de todos, essa crise que está se iniciando em nossa Região agora, com certeza vai chegar até nós, esperamos estar minimamente preparados e, assim que tudo voltar ao normal teremos orgulho de bater no peito e falar “Eu fiz parte da luta no combate ao Covid-19 em minha Cidade“. Completa Edenir Paulista

Estamos felizes por aquilo que nós já conquistamos. É importante ressaltar que esta campanha não desobriga em nenhum momento o poder público da sua função que é de cuidar da saúde pública, mas é um reforço por que sabemos que o vírus agride principalmente o sistema econômico e o sistema de saúde, então nós viemos assim, complementar aquilo que o município que a Secretaria Estadual e Municipal já estão fazendo no sentido de se organizar. A campanha só teve êxito e está tendo êxito porque essa cidade compreendeu que é unindo forças que a gente consegue transformar o mundo.  A gente conseguiu trazer bastante pessoas, adeptos a essa ideia porque na verdade Vila Rica é um povo muito solidário. Com a ideia do grupo houve a aglutinação de pessoas que trabalham em um bem comum, cada uma contribuindo como pode, para tentar resolver esse problema que assola o mundo inteiro.” – afirma a bióloga e professora Mônica Strege, integrante ativa do grupo.

“Que ações como essas, que a gente vê concretizando dentro da sociedade, faça com que a gente comece de novo a acender a chama da esperança. Como diz Paulo Freire a gente começa a “esperançar”. Coisa que a humanidade está precisando: mais esperança, mais amor.” – conclui Mônica.

“Falei desde o começo que preferia jogar meu tempo e meu dinheiro fora, mas faria algo, não ficaria parada, só conversando. A melhor defesa é o ataque, que nesse momento significa prevenção.” – diz a Alva Pinnow, que no momento está desempregada e mesmo assim contribui com a sociedade vilariquense costurando máscara para doação. 

Acho que foi no rumo certo, se prevenir!” – diz o agricultor Mauro Macaiewsky integrante do grupo.  

“As pessoas passaram a acreditar um no outro, a aprender com o outro, que as pequenas ações está na força de cada um, por menor que seja sua doação ou contribuição.” – diz Clainir Mafra, agricultora e colaboradora na campanha.

  • Confecção de máscaras para doação. Imagem: Grupo VR contra o Covid-19

  • Entrega do kit de testes rápidos à Secretaria de Saúde. Imagem: Grupo VR contra o Covid-19

  • Doação sendo recebida. magem: Grupo VR contra o Covid-19

  • Confecção de Máscara. Imagem: Grupo VR contra o Covid-19

  • Montagem de kit básico contra coronavirus. Imagem: Grupo VR contra o Covid-19

  • Lista de alguns doadores até o momento. Imagem: Grupo VR contra o Covid-19

  • Vista aérea de Vila Rica. Imagem: fanpage Vila Rica

  • Barreira sanitária. Imagem: Grupo VR contra o Covid-19


  • Reunião com Prefeito e comerciantes. Imagem:GN COMUNICAÇÃO

  • Campanha do grupo Vila Rica contra o Covid-19

  • Vista aérea de Vila Rica. Imagem: fanpage Vila Rica

  • Ação de orientação sobre Covid-19. Imagem: GN COMUNICAÇÃO

  • Planfleto distribuido na cidade pela SMS. Imagem: GN COMUNICAÇÃO

  • Planfleto distribuido na cidade pela SMS. Imagem: GN COMUNICAÇÃO

A nós da GN COMUNICAÇÃO sentimos honrados a divulgar ações como estas e aplaudir, onde cada um ajuda como pode em prol de um bem coletivo, se dedicando em ajudar o próximo, mesmo que não o conheça, no valor e na ação que pode. Atitudes louváveis que merecem o destaque em nossa página.

Parabéns! Que o Divino nos proteja e recompense cada esforço dedicado ao próximo.

Parafraseando a música do Legião Urbana terminamos essa matéria.

“É preciso amar as pessoas
Como se não houvesse amanhã
Por que se você parar pra pensar
Na verdade não há…”

 

 

Por GN Comunicação e Notícias

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Banner Superior Esquerda

Banner Central Esquerda

Banner Inferior Esquerda

 

 
 

 

 

COLUNAS E OPINIÃO

Blog do Samy Dana

Colunista O Repórter do Araguaia

Gerson Camarotti

Colunista O Repórter do Araguaia

 

VÍDEOS

 

Acesse nosso Canal no Youtube

NOSSOS PARCEIROS