Português (Brasil)

Deputados dizem que Unemat vive "comodidade" e retiram autonomia da universidade

Deputados dizem que Unemat vive "comodidade" e retiram autonomia da universidade

Com derrubada de veto ao PL 1046/2019, Unemat perde autonomia para escolher onde criar cursos superiores, prerrogativa que passa a ser de uma comissão estadual

Compartilhe este conteúdo:

Deputados usaram a tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) nesta quarta-feira (7) para criticar a gestão da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), após a derrubada do veto sobre o Projeto de Lei 1046/2019, de autoria do deputado estadual Thiago Silva (MDB), que retira a autonomia da univesidade na escolha de cursos superiores.

Falas ríspidas foram feitas pelos parlamentares durante discursos. Em uma delas, o deputado estadual Dilmar Dal Bosco (União), líder do governo na ALMT, afirmou que a instituição está "em uma comodidade incrível".

"Está em uma comodidade a Unemat que é incrível, temos tanta dificuldade, estou na quarta legislatura, as três para trás era da mesma maneira, quando tinha vinculação de receita e hoje uma comodidade", afirmou o parlamentar.

A fala foi feita durante a discussão para derrubada do veto do governador ao Projeto de Lei 1046/2019, que retira a autonomia da Unemat para decidir quais cursos serão abertos nos municípios.

Quem também criticou a Unemat foi o deputado Valmir Morreto (Republicanos), da região oeste de Mato Grosso.

"Lá no município de Comodoro temos necessidade de criar cursos, quem está pagando os cursos são as prefeituras", afirmou o deputado.

Entenda o caso

A disputa entre deputados e a Unemat, que não é novidade, visa a retirada da autonomia da universidade para a escolha de quais cursos superiores devem ser criados e em quais municípios.

O texto do projeto de lei cria uma comissão formada por políticos para avaliar a necessidade dos municípios. O grupo seria composto por apenas um membro da Unemat, os demais seriam representantes da ALMT, da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Seciteci) e até da União das Câmaras e Vereadores do Estado de Mato Grosso.

 

 

LÁZARO THOR e MIKHAIL FAVALESSA
Da Redação

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Banner Superior Esquerda

Banner Central Esquerda

Banner Inferior Esquerda

 

 
 

 

 

COLUNAS E OPINIÃO

Blog do Samy Dana

Colunista O Repórter do Araguaia

Gerson Camarotti

Colunista O Repórter do Araguaia

 

VÍDEOS

 

Acesse nosso Canal no Youtube

NOSSOS PARCEIROS