Português (Brasil)

Noite de domingo é o período com mais casos de violência contra mulher

Noite de domingo é o período com mais casos de violência contra mulher

Noite de domingo é o período com mais casos de violência contra mulher

Compartilhe este conteúdo:

A noite de domingo é o período em que mulheres mais procuram a Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá, para denunciar casos de ameaça e violência doméstica. O dado integra o Anuário Estatítico da DEDM divulgado nesta terça (10) pela Polícia Civil. O documento traz dados e análises de casos desse tipo de crime registrados em 2021. A maior parte dos agressores agem por motivação passional, chegando a representar 52,1% dos atendimentos. 

Conforme o relatório, 22,4% das ocorrências foram notificadas no domingo, totalizando 651 registros formalizados. A maioria das denúncias ocorre às 20h, acumulando 9,2% das ocorrências. No geral, a Delegacia da Mulher, como é conhecida, contabilizou 3.110 atendimentos no passado, contra 2.061, em 2020, no alge da pandemia. O aumento foi de 50,8% de um ano para o outro. 

Os casos atendidos tendem a acontecer no período noturno, principalmente entre 19h e 22h, representando 31,3% do total de registros, segundo o anuário.

No próprio levantamento, a delegacia ressaltou a importância do atendimento 24h, para conseguir atender as vítimas, que ficam mais vulneráveis aos fins de semana. Em seguida, sábado é o dia mais perigoso para as mulheres, com 20, 2% dos casos.

“A estatística revela que o enfrentamento à violência perpassa por políticas de atendimento 24h, inclusive finais de semana. Em Cuiabá, um dos fundamentos da manutenção de um Plantão 24h de violência doméstica pode estar na demonstração de que as mulheres estão mais vulneráveis em relação a órgãos de acolhimento e sofrem mais violência em fins de semana”, detalha.

Ainda de acordo com o relatório, a ameaça faz parte de 29,7% dos registros, ou seja, 1.467 casos. A lesão corporal ocorre em segundo lugar, representando 18,9% dos casos, com 931 denúncias.

No entanto, a ameaça pode vir acompanhada de outras ocorrências. “Destacamos que cada registro de ocorrência envolve, na maioria das vezes, mais de uma natureza criminal, portanto, a presente tabela visa verificar a frequência da totalidade dessas naturezas no montante de registros. Isso significa que o delito de Ameaça, em muitos casos, acompanhou uma ocorrência de múltiplas naturezas”, explica.

Na lista dos bairros mais violentos em Cuiabá aparecem o Pedra 90, o Doutor Fábio e o CPA3. 

 

 

Vitória Lopes

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Banner Superior Esquerda

Banner Central Esquerda

Banner Inferior Esquerda

 

 
 

 

 

COLUNAS E OPINIÃO

Blog do Samy Dana

Colunista O Repórter do Araguaia

Gerson Camarotti

Colunista O Repórter do Araguaia

 

VÍDEOS

 

Acesse nosso Canal no Youtube

NOSSOS PARCEIROS