Julgamento de réu por estupro e morte de mãe e filhas será fechado
Juiz deteterminou a medida visando resguardar a dignidade das vítimas e proteger os familiares
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) determinou que o julgamento de Gilberto Rodrigues dos Anjos, autor da Chacina de Sorriso, não será aberto ao público. De acordo com o juiz Rafael Depra Panichella, a medida visa resguardar a dignidade das vítimas e proteger os familiares. Gilberto é réu pelo assassinato de Cleci Calvi Cardoso, de 45 anos, e suas filhas , 19 anos, Manuela Calvi Cardoso, 13 anos e Melissa Calvi Cardoso, de 10 anos, em novembro de 2023, em Sorriso.

O julgamento será realizado na próxima quinta-feira, dia 07 de agosto. A decisão caberá ao Tribunal do Júri.
O magistrado citou que a Constituição Federal prevê a publicidade como regra nos atos processuais, mas permite exceções quando o interesse social ou a proteção da intimidade justificarem. No entanto, neste caso específico, o juiz decidiu por um modelo híbrido, mesclando publicidade com sigilo. “A tramitação dos feitos criminais em segredo de justiça possui caráter excepcionalíssimo, devendo prevalecer, em regra, a cláusula da publicidade”, diz trecho da decisão.
O acesso à sala de julgamento será permitido apenas as pessoas diretamente envolvidas no processo, como juízes, promotores, advogados, defensores públicos, policiais penais e militares, além dos familiares das vítimas. Para isso, é necessário que seja feito um cadastro até o dia 5 de agosto.
Os veículos de imprensa também terão limitações. Somente a assessoria de comunicação do Poder Judiciário poderá realizar gravações de áudio e vídeo, que serão posteriormente compartilhadas com os demais veículos. A entrada de outros profissionais da imprensa dependerá de cadastro prévio via e-mail, e está vedada qualquer transmissão ao vivo.
O documento diz ainda que as que autoridades poderão acompanhar o julgamento desde que haja espaço disponível e que não haja manifestações públicas que possam politizar o processo.
A Polícia Militar e a Coordenadoria Militar do TJMT serão responsáveis pela segurança do local.
A defesa de Gilberto havia pedido que o julgamento fosse transferido para Cuiabá, pedido negado pelo Tribunal de Justiça.
Chacina de Sorriso
O crime que chocou Mato Grosso aconteceu em 24 de novembro de 2023. Cleci Calvi Cardoso, 46; Miliane Calvi Cardoso, 19 anos; Manuela Calvi Cardoso, 12 anos e Melissa Gabriela Cardoso, de 10 anos foram encontradas mortas, com diversos ferimentos no corpo, dentro da casa da família na manhã de 27 de novembro de 2023, no bairro Florais da Mata, em Sorriso. Antes de serem mortas, elas foram estupradas por Gilberto.
O assassino trabalhava e morava em uma obra ao lado da residência das vítimas. Ela aproveitou um final de semana que elas estavam sozinhas em casa - o marido de Cleci e pai das meninas era caminhoneiro - e invadiu o local, comentendo os crimes.
Ele foi preso pela Polícia Civil de Sorriso logo após os corpos terem sido descobertos, tendo confessado que atacou as quatro vítimas na madrugada de sexta (24/11) para sábado (25/11). De acordo com a Polícia, ele disse que depois de esfaquear três vítimas e quando ainda estavam agonizando, ele cometeu abuso sexual contra a mãe e duas filhas. Já a menor de 10 anos morreu asfixiada.
DA REDAÇÃO
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
|
Nome
|
E-mail
|
|
Localização
|
|
|
Comentário
|
|















































