Emoção e lágrimas na inauguração do novo prédio da APAE em São Félix do Araguaia e marca um novo capítulo na história da inclusão
21/04/2025
Em meio a lágrimas, aplausos e fortes demonstrações de emoção, São Félix do Araguaia – MT, viveu um dos momentos mais simbólicos de sua história recente: a inauguração do novo prédio da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). A cerimônia, que reuniu autoridades, profissionais da saúde e educação, representantes da sociedade civil, famílias e a comunidade em geral, marcou o renascimento de um sonho cultivado por mais de duas décadas.
Esperando há 25 anos, a APAE irá funcionar graças à união de esforços entre o Ministério Público, a prefeitura, profissionais engajados e o apoio incansável da sociedade civil. A nova estrutura beneficiará mais de 100 crianças com deficiência, promovendo inclusão, diagnóstico, cuidado e desenvolvimento.
Mãe atípica e uma das grandes articuladoras do projeto, Mayra Pequena fez um discurso carregado de emoção, relembrando a longa trajetória até a conquista: “Nada disso teria acontecido se não fosse o Ministério Público. Todos os recursos – brinquedos, reforma, ampliação – foram viabilizados por eles. A APAE estava fechada há 25 anos, e agora estamos dando início aos atendimentos”, destacou.
Mayra ressaltou o impacto transformador da reabertura: “Temos mais de 70 crianças cadastradas em São Félix, mais de 35 em Espigão do Leste. Muitos pais não sabem como lidar com seus filhos, e até os professores estão aprendendo agora. Agora é real. Um sonho de 25 anos se torna realidade. A APAE é essencial para essas crianças aprenderem, se desenvolverem, falarem o próprio nome”.
Responsável pela destinação dos recursos que viabilizaram a reforma, o Promotor de Justiça Dr. Marco Antônio foi aplaudido de pé e homenageado por seu papel fundamental na concretização da obra: “O local está irreconhecível. Parabéns pelo esforço. A APAE está pronta para nascer, e o Ministério Público foi apenas o parteiro. Os verdadeiros gestores são vocês. Essa instituição só faz sentido com o envolvimento da comunidade”. Ele completou com uma reflexão sobre o papel do Estado: “Agora é hora de caminhar com as próprias pernas. O Estado muitas vezes invisibiliza certas demandas. A APAE surge para dar visibilidade a essas crianças”.
O Prefeito Dr. Acácio falou com emoção, tanto como gestor quanto como pai especial: “Quantos anos esperamos por esse momento. Já tivemos reuniões e não pouparemos esforços para sermos parceiros da APAE. O Dr. Marcos ajudou no parto, agora somos nós que cuidaremos dessa criança”. Ele agradeceu ao promotor e assumiu o compromisso da gestão: “Pena São Félix do Araguaia não ter tido antes um promotor como o senhor. É nossa obrigação, como gestores e cidadãos, colaborar com esse projeto. O senhor deixará uma história bonita aqui”.
Com um dos discursos mais espontâneos e emocionantes da manhã, o psicólogo Bruno, membro da equipe da APAE, relembrou o caminho até a inauguração: “Desde quando eu cheguei aqui, a Mayra me contou da APAE. Fomos atrás da Ana Cristina, buscamos ajuda, e sempre vinha algo que cortava nossa alegria. Até que o Dr. Marco disse: ‘Estou com vocês’. Vamos fazer acontecer. Foi como ganhar uma bicicleta quando criança: um sonho realizado”. Ele também exaltou a equipe: “Mayra é gigante, o coração dela é imenso. Temos aqui uma equipe maravilhosa: Dra. Ana, Dra. Cassiane, Dra. Viviane, Dra. Ritinha, Dra. Camila, Dr. Victor, Dra. Mireme. Gente que está ajudando esse sonho a acontecer”.
Comovida, a professora Ana Cristina um das fundadoras da APAE relembrou o início da luta: “Nossa ata de fundação é de 2002. Começamos sem profissionais, sem laudos, mas víamos nas crianças a necessidade. Lutamos com feiras, rifas, e conseguimos construir o prédio com R$ 54 mil do Ministério do Trabalho. Mas nunca conseguimos colocá-lo para funcionar”. Ela celebrou o novo momento e agradeceu o apoio do Ministério Público: “O MP destinou verba para salas de recursos multifuncionais em várias localidades. A APAE não está sozinha. E São Félix do Araguaia agora é referência em educação especial. Essa luta começou em 2002 e hoje é uma realidade”.
A Secretária de Assistência Social, Rosinéia Milhomem, também falou emocionada: “Esse sonho não era só da Mayra, nem só meu, era de todos aqui. Hoje é dia de agradecer, de reconhecer a luta. Agora começa a fase dos cuidados. O Ministério Público fez a sua parte, agora é com a população e com a gestão”. Ela reafirmou o compromisso da pasta: “Estamos à disposição. Pode contar comigo. Hoje é dia de agradecer e cuidar”.
Com uma metáfora esportiva, o Secretário de Saúde Rafael destacou o impacto da nova estrutura: “São Félix está formando um time, e a APAE é um craque que chega para reforçar a saúde pública. É gratificante ver isso acontecer. Como cidadão e secretário, me sinto honrado em fazer parte desse momento”. Ele concluiu: “Hoje temos aqui uma estrutura para orientar essas famílias. O futuro começa com o cuidado às crianças. Isso vai garantir adultos mais incluídos e preparados. A APAE é um jogador de peso na nossa equipe”.
O presidente do Legislativo municipal, vereador Cristiano Milhomem, também se emocionou ao relembrar a trajetória: “Fizeram, sim, senhora! Esse sonho começou há mais de 20 anos. E hoje, a gente firma aqui o compromisso: todas as leis necessárias para regulamentar esse projeto terão o apoio dos vereadores”. Ele ainda compartilhou uma articulação com a Receita Federal: “Conversamos sobre veículos apreendidos nas fronteiras. Vamos pedir um para atender a APAE. Quando colocamos nas mãos de Deus, tudo é possível.”
Finalizou com gratidão: “Parabéns, São Félix. Parabéns a todos os envolvidos. O Legislativo é parceiro total da APAE. Que Deus continue iluminando esse projeto.”
Representando a equipe de psicologia que atua desde agosto na APAE, Dra. Ana declarou: “Estamos desde agosto aqui, dando nosso melhor para diagnosticar e acompanhar essas crianças. São Félix do Araguaia é hoje referência em educação especial. Nunca participamos de um projeto tão grandioso e bem estruturado como esse”. Ela também prestou uma homenagem especial a Mayra: “Mayra poderia ter ido embora com seu filho para outro lugar, mas decidiu transformar São Félix do Araguaia. E conseguiu. Parabéns”!
Durante a cerimônia, também foi lembrada com carinho e gratidão a Secretária de Turismo, Marinete Boya, por sua luta incansável: “Marinete foi uma guerreira nessa caminhada. Lutou e ajudou a manter acesa a chama da esperança e contribuiu muito para que esse sonho se tornasse realidade”.
A inauguração do novo prédio da APAE foi mais do que um evento oficial: foi o marco de uma nova era para a inclusão e o cuidado com crianças com deficiência em São Félix do Araguaia. Entre abraços, lágrimas e sorrisos, a cidade celebrou a vitória de um sonho coletivo, agora tornado realidade.
Dr. Marcos Antônio recebeu das mãos de Mayra Pequena uma placa de reconhecimento por sua dedicação incansável na inauguração do novo prédio da APAE
Inclusão, cuidado e esperança: o novo capítulo já começou.
Vanessa Lima/O Repórter do Araguaia
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|