Português (Brasil)

144 municípios de MT correm risco de desabastecimento de água por causa das chuvas

144 municípios de MT correm risco de desabastecimento de água por causa das chuvas

Um dos motivos para esse risco é que as tempestades podem provocar danos à infraestrutura das Estações de Tratamento de Água (ETAs)

Compartilhe este conteúdo:

Pode parecer contraditório, mas o excesso de chuvas, especialmente nas tempestades, coloca sob alto risco de desabastecimento de água em 124 dos 142 municípios de Mato Grosso, número que representa 88% das cidades do estado. Os dados foram divulgados pelo Instituto Trata Brasil.

Um dos motivos para esse risco é que as tempestades podem provocar danos à infraestrutura das Estações de Tratamento de Água (ETAs), o que afeta diretamente a distribuição da água os moradores. 

O alerta é ainda maior nos pequenos municípios, onde existem menos ETAs e com dano a apenas uma das estruturas, toda a cidade pode ficar desabastecida.

Outro problema é que o alto volume de chuvas faz com que os locais de captação de água tenham mais sujeira e sedimentos, o que acaba indo para as estações de tratamento e sobrecarregando o maquinário que realiza a limpeza da água para a distribuição.

O levantamento mostrou ainda que as tempestades sobrecarregam as ETAs por causa do aumento do volume de água a ser armazenada, acima da capacidade projetada, o que reduz a eficiência do tratamento. Ainda são citadas as quedas de energia elétrica durante as chuvas, que afetam o funcionamento dessas estações.

THALYTA AMARAL

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Banner Superior Esquerda

Banner Central Esquerda

Banner Inferior Esquerda

 

 
 

 

 

COLUNAS E OPINIÃO

Blog do Samy Dana

Colunista O Repórter do Araguaia

Gerson Camarotti

Colunista O Repórter do Araguaia

 

VÍDEOS

 

Acesse nosso Canal no Youtube

NOSSOS PARCEIROS