144 municípios de MT correm risco de desabastecimento de água por causa das chuvas
Um dos motivos para esse risco é que as tempestades podem provocar danos à infraestrutura das Estações de Tratamento de Água (ETAs)
Pode parecer contraditório, mas o excesso de chuvas, especialmente nas tempestades, coloca sob alto risco de desabastecimento de água em 124 dos 142 municípios de Mato Grosso, número que representa 88% das cidades do estado. Os dados foram divulgados pelo Instituto Trata Brasil.
Um dos motivos para esse risco é que as tempestades podem provocar danos à infraestrutura das Estações de Tratamento de Água (ETAs), o que afeta diretamente a distribuição da água os moradores.
O alerta é ainda maior nos pequenos municípios, onde existem menos ETAs e com dano a apenas uma das estruturas, toda a cidade pode ficar desabastecida.
Outro problema é que o alto volume de chuvas faz com que os locais de captação de água tenham mais sujeira e sedimentos, o que acaba indo para as estações de tratamento e sobrecarregando o maquinário que realiza a limpeza da água para a distribuição.
O levantamento mostrou ainda que as tempestades sobrecarregam as ETAs por causa do aumento do volume de água a ser armazenada, acima da capacidade projetada, o que reduz a eficiência do tratamento. Ainda são citadas as quedas de energia elétrica durante as chuvas, que afetam o funcionamento dessas estações.
THALYTA AMARAL
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|