Português (Brasil)

Debate é cancelado em São Félix do Araguaia, após candidato se recusar a participar

Debate é cancelado em São Félix do Araguaia, após candidato se recusar a participar

26/09/2024

Compartilhe este conteúdo:

A menos de 15 dias das eleições municipais, que acontece no dia 6 de outubro, os dois candidatos à prefeitura de São Félix do Araguaia - MT foram convidados para um debate na tarde do dia 01 (10), em praça publica transmitido, ao vivo, pela Facebook do jornal “O Repórter do Araguaia”. Os candidatos a prefeito Dr. Acácio da coligação  “Governo para todos” e Tavares “Juntos pelo progresso”, foram procurados pelo “O Repórter do Araguaia”, para confirmarem a presença, porém o candidato Tavares recusou assinar o ofício para participar do 2º debate politico entre candidatos a prefeito de São Félix do Araguaia. Já o candidato Dr. Acácio se prontificou a participar, onde assinou o ofício e disse que participaria, caso houvesse confirmação do outro candidato. Como apenas um candidato confirmou o “O Repórter do Araguaia”, cancelou o debate.

Caso o outro candidato confirmasse a participação no debate teria regras estabelecidas, como sorteio para posição dos candidatos, tempo de apresentação de cada um com suas propostas, perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. O objetivo do debate é abrir espaço para que os candidatos apresentam suas propostas, e os eleitores possam tirar suas próprias conclusões ao escolher em quem votar no dia 6 de outubro. Em uma campanha eleitoral, é fundamental que os candidatos estejam abertos a críticas e dispostos a esclarecer dúvidas da população.

Veja como seria realizado o debate:

O debate começaria com um espaço para os postulantes ao Executivo se apresentarem e falarem porque são merecedores de ocupar o cargo. O tempo destinado seria de até dois minutos. Em seguida, o primeiro bloco teria uma rodada de perguntas entre os candidatos. Cada participante realizaria uma pergunta e responderia uma vez. O tema seria livre. A pergunta seria feita em até 2 minutos e 30 segundos e 2 minutos e 30 segundos seria reservados para resposta. O adversário teria 50 segundos para réplica e 50 segundos seriam destinados para tréplica. No caso de o adversário se abster da réplica, não haveria tréplica.

No segundo bloco, cada candidato responderia uma pergunta elaborada pela organização do debate com temas de interesse da população, como saúde, educação, meio ambiente, agricultura, entre outros. O tempo de resposta seria de 2 minutos e 30 segundos. Em seguida, o adversário faria a réplica em até 1 minuto. O candidato que responde pode pedir tréplica em também até 1 minuto. Já no terceiro bloco, os candidatos novamente teriam a oportunidade de questionar seu adversário uma vez com o mesmo tempo para formular a pergunta (1 minuto) e responder em até 2 minutos e 30 segundos. A réplica e a tréplica prosseguem com os tempos de 50 segundos.

No quarto bloco os candidatos novamente teriam a oportunidade de questionar seu adversário uma vez com o mesmo tempo para formular a pergunta (1 minuto) e responder em até 2 minutos e 30 segundos. A réplica e a tréplica prosseguem com os tempos de 50 segundos, a pergunta deveria ser feita sobre um tema sorteado.

No quinto bloco, os candidatos responderiam 10 perguntas com no máximo 3 linhas enviadas pela publico presente com tema livre, os candidatos teriam 2 minutos e 30 segundos para responder a pergunta, sem direto de réplica e tréplica.

Na parte final do debate, cada candidato teria 3 minutos para falar livremente com internautas e eleitores para fazer suas considerações finais.

Direito de resposta

Em caso exclusivamente de ofensa moral e pessoal, o candidato poderá solicitar o direito de resposta imediatamente após o término da fala de quem estiver com a palavra, Os pedidos seriam analisados por uma equipe de “O Repórter do Araguaia”. Serão entendidas como ofensa pessoal as ocorrências de calúnia, injúria ou difamação.

A duração de o evento iria durar cerca de 1 hora e 30 minutos, poderia variar caso houvesse oscilação de energia. O Debate seria registrado no Cartório Eleitoral responsável pelo município de cobertura, cumprindo todos os requisitos para realização.

Debate

A palavra “debate” pode até assustar à primeira vista. Mas, na verdade, eles são uma ferramenta muito poderosa na troca de ideias é à base de uma democracia saudável. Ser um cidadão engajado requer a capacidade de compartilhar, justificar e defender ideias e, o que é ainda mais importante, ouvir com atenção e reflexão as ideias e perspectivas dos outros.

O objetivo da imprensa ao organizar o debate é claro: oferecer uma plataforma onde os candidatos possam expor suas ideias e projetos para a cidade de forma direta, transparente e ao alcance de todos.  Afinal, debates públicos são fundamentais para que a população tenha acesso às diferentes visões e planos de governo, permitindo uma escolha mais consciente nas urnas.

Sem a realização do debate, os eleitores ficam sem a oportunidade de ouvir diretamente dos candidatos o que eles planejam para o futuro da cidade. Um debate é mais do que uma simples troca de farpas políticas, é um momento crucial para os candidatos explicarem seus projetos, confrontarem suas ideias e se mostrarem aptos para ocupar o cargo que desejam.

A população tem o direito de ouvir e questionar aqueles que se propõem a liderar a cidade, e eventos como debates são essenciais para que isso ocorra. Por fim, em uma disputa tão acirrada, cada oportunidade de se apresentar ao público e ganhar confiança são valiosos.

Veja abaixo o oficio assinado pelo Assessor Juridico do candidato Dr. Acácio:

O Jornal “O Repórter do Araguaia”, convida o dois candidatos para um debate através do Podcast, que estará estreando em breve em São Félix do Araguaia.

 

Vanessa Lima/O Repórter do Araguaia

Compartilhe este conteúdo:

  4 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

O Candidato a prefeito Tavares do 44, fez certo a não participar do debate com o candidato Dr. Cassio, pois o Dr. Cassio tem histórico de homem bravo na região do Araguaia, vai que ele resolve durante o debate dar uma cadeirada no Tavares, igual o Datena fez com Marçal em São Paulo..

O ofício deveria ser mandado para Rainha do Camaçari e da mentira. O poste (Tavares) não teve autorização para participar do evento...... Ainda bem que a taca está óbvia, pois Tavares não conseguiria administrar o município com essa sombra negra sobre ele.

Óbvio assim...

O poste arregou feio

Banner Superior Esquerda

Banner Central Esquerda

Banner Inferior Esquerda

 

 
 

 

 

COLUNAS E OPINIÃO

Blog do Samy Dana

Colunista O Repórter do Araguaia

Gerson Camarotti

Colunista O Repórter do Araguaia

 

VÍDEOS

 

Acesse nosso Canal no Youtube

NOSSOS PARCEIROS