Português (Brasil)

Calor intenso atrapalha pouso de avião fretado pela ALMT para buscar deputado

Calor intenso atrapalha pouso de avião fretado pela ALMT para buscar deputado

Em agosto deste ano, um avião que pertence ao mesmo deputado, também precisou fazer um pouso de emergência devido a problemas climáticos.

Compartilhe este conteúdo:

Um avião fretado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) para buscar o deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos), em uma fazenda de Conquista D'Oeste, a 571 km de Cuiabá, fez um pouso forçado, nessa segunda-feira (2). Ninguém ficou ferido.

Em nota, a assessoria do deputado informou que, devido ao calor intenso, a aeronave apresentou flutuação no momento do pouso. Por isso, considerando a presença de fios na cabeceira oposta da pista, o piloto optou por uma frenagem brusca e recolhimento do trem de pouso, resultando em um pouso rápido.

Já a empresa responsável pela aeronave, informou que todas as autoridades inerentes a aviação, inclusive o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foram comunicadas sobre o incidente.

Segundo a empresa, o avião está em condições normais de aeronavegabilidade, conforme a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Ao g1, o deputado disse que acionou a aeronave para conseguir voltar para Cuiabá a tempo de um compromisso do trabalho, no entanto, devido ao incidente, precisou retornar de carro somente nesta terça-feira (3).

"O piloto explicou que não conseguia descer, pois tinha uma pressão de ar muito quente e fumaça. Não aconteceu nada grave, mas fiquei assustado e levei os tripulantes para um posto de sáude para garantir que estavam bem", contou.

Em agosto deste ano, um avião de pequeno porte pertencente ao mesmo deputado, fez um pouso de emergência, no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, devido a alguns problemas climáticos, como quantidade excessiva de fumaça e neblina. Na ocasião, o veículo pousou de bico.

????Como o calor afeta voos

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), a potência do motor depende do fluxo de combustível e do volume de oxigênio que entra nos motores dos aviões durante a aceleração e esse fator está diretamente relacionado à densidade do ar.

Em situações de calor intenso, com a densidade do ar reduzida, o volume de oxigênio que entra nos motores também diminui, o que impacta diretamente na potência, portanto, e na performance do avião.

 

 

Da Redação

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Banner Superior Esquerda

Banner Central Esquerda

Banner Inferior Esquerda

 

 
 

 

 

COLUNAS E OPINIÃO

Blog do Samy Dana

Colunista O Repórter do Araguaia

Gerson Camarotti

Colunista O Repórter do Araguaia

 

VÍDEOS

 

Acesse nosso Canal no Youtube

NOSSOS PARCEIROS