Português (Brasil)

Comandante da Guarda Municipal de VG prepara edital e planeja lançar concurso

Comandante da Guarda Municipal de VG prepara edital e planeja lançar concurso

15/02/2021

Compartilhe este conteúdo:

A Prefeitura de Várzea Grande deve realizar até o meio do ano um novo concurso público para contratar cerca de 70 guardas municipais. A intenção é aumentar o número de agentes efetivos que trabalham nas ruas do município fiscalizando e levando segurança à população. Atualmente, a instituição tem 153 guardas em atividade, número considerado pequeno em relação ao tamanho da cidade, que hoje possui 287.526 habitantes, conforme dados do IBGE.

Segundo o comandante da Guarda Municipal, Alisson Baracat Salgado, durante visita ao RDNews, o prefeito Kalil Baracat (MDB), que é seu primo, já sinalizou positivamente para o lançamento do edital. “Nosso orçamento está muito bom. Estamos com R$ 16 milhões, que foram aprovados na LOA deste ano, mas temos folha de pagamento, gastos fixos, como por exemplo, viaturas e outros”, disse.

Alisson avalia que a estrutura da Guarda Municipal está em boas condições e destaca que o principal desafio no momento é a realização de um novo concurso. Ele também faz questão de elogiar a ex-prefeita Lucimar Campos (DEM).

“Lucimar Campos entregou viaturas novas, rádio digital moderno, armamento novo, pistolas novas entre outras coisas. Nós estamos bem equipados, nosso ponto fraco hoje é humano, nós precisamos de concurso público”, frisa.

guarda municipal_VG

Necessidade antiga

Segundo o comandante, há 20 anos existe a necessidade se fazer um novo concurso para aumentar o efetivo da Guarda, uma vez que, desde a criação instituição pública, a guarnição era composta por 150 agentes, e hoje há apenas três a mais. Alega que Várzea Grande cresceu bastante durante este período, o que acabou impactando e dificultando os trabalhos dos servidores.

A Guarda Municipal conta hoje com uma base móvel que atua em diferentes regiões da cidade em parceria com a Polícia Militar, mas, segundo Alisson, há uma grande dificuldade de estar presente em todos os bairros com alto índice de ocorrências.

“Nós sempre estamos fazendo rondas e marcando presença, mas não temos condições de montar uma base em cada região e foi por isso que eu criei a base móvel", diz. Detalha que antes foi feito um estudo para saber quais bairros possuem mais problemas de segurança.

Maria da Penha

Além das muitas ocorrências que são registradas principalmente nos bairros da cidade, a Guarda Municipal de Várzea Grande também é responsável por fiscalizar cerca de 90 mulheres que estão amparadas pela Lei Maria da Penha, que tem por objetivo em protegê-las contra a violência doméstica e familiar. Os atendimentos são realizados em parceria com a Polícia Militar, quando também são atendidas ocorrências em Nossa Senhora do Livramento.

“Quando as ocorrências são de Livramento, é designada uma viatura da Polícia Militar para fazer esse atendimento, quando é em Várzea Grande fazemos um revezamento entre a PM e a guarda”, explica.

 

 

Douglas Santos

 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Banner Superior Esquerda

Banner Central Esquerda

Banner Inferior Esquerda

 

 
 

 

 

COLUNAS E OPINIÃO

Blog do Samy Dana

Colunista O Repórter do Araguaia

Gerson Camarotti

Colunista O Repórter do Araguaia

 

VÍDEOS

 

Acesse nosso Canal no Youtube

NOSSOS PARCEIROS