Português Italian English Spanish

São Félix do Araguaia recebe pela primeira vez o Programa Consciência Cidadã do TCE – MT

São Félix do Araguaia recebe pela primeira vez o Programa Consciência Cidadã do TCE – MT

Data de Publicação: 18 de maio de 2019

 

Por meio do Tribunal de Contas de Mato Grosso, o Programa Consciência Cidadã, foi realizado nesta quinta-feira, 16 de maio no município de São Félix do Araguaia. O evento aconteceu no Centro Comunitário Tia Irene e reuniu centenas de pessoas que tiveram a oportunidade de conversar sobre administração pública.

Depois de Paranaíta e São José dos Quatro Marcos, foi a vez de São Félix do Araguaia – MT receber, pela primeira vez em sua história, o evento que teve como objetivo despertar o sentimento de cidadania na sociedade. Trata-se do Programa Consciência Cidadã, do Tribunal de Contas de Mato Grosso, que chega ao município no dia 16 de maio. O evento, gratuito foi aberto a todos.

No início do evento foi exibido um vídeo do excelentíssimo Senhor Conselheiro Gonçalo Domingos de Campos Neto, Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, no vídeo o presidente fez uma explanação sobre o Programa Consciência Cidadã, falou da importância do programa para a população e para o município e finalizou dando boas vindas a todos os presentes.

Em seguida a Prefeita de São Félix do Araguaia Janailza Taveira Leite, fez uso da palavra, em nome dos servidores municipais ela deu boas vindas a todos os presentes no evento e fez um agradecimento especial ao Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, na pessoa do Vice-presidente Luiz Henrique Lima e do Procurador Geral de Contas, William de Almeida Brito Junior, agradeceu por tudo que o TCE, vem fazendo pelo município de São Félix do Araguaia, através do PDI e por ter ofertado um evento tão importante como esse para o município, lembrando que no estado só quatro municípios receberam esse evento que é de suma importância para a população conhecer de perto o papel fundamental do Tribunal de Contas e finalizou agradecendo á todos os participantes.

A Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Rita Gomes falou em nome de todos os vereadores, agradeceu a equipe do Tribunal de Contas e disse que é um privilégio receber o Tribunal de Contas na cidade, para transferir conhecimento, ensinar a população como lhe dar com essas ferramentas  de uma época moderna onde o cidadão vai ter condições de conhecer como os gestores aplica os recursos públicos.

O professor Joaquim Pereira Neto, Diretor do Cefapro, falou representando a sociedade de São Félix do Araguaia deu boas vindas a todas as classes da cidade que participaram do evento e agradeceu  o Tribunal de Contas pela realização do importante curso no município.

O evento iniciou com Senhor José Marcelo Perez, Auditor Público Externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso e Coordenador do Projeto 1 do PDI que proferiu a palestra: “Cidadania e Controle Social”.

Em seguida o Senhor Conselheiro, Luiz Henrique Lima, Vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, ministrou palestra: “Controle Externo e Democracia”.

Assim que terminou a palestra a mediadora, Clenilda Poletto da Silva, Assessora do Programa Consciência Cidadã iniciou o diálogo com a Sociedade.

Em um  bate papo descontraído o Conselheiro Luiz Henrique lima, Vice Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, o  Dr. Willian de Almeida Brito Junior, Procurador Geral de Contas Adjunto do Ministério Público de Contas do Estado de Mato Grosso, Dr. Tiago Venicius  Pereira Passos, Defensor Geral da Defensoria Pública de São Félix do Araguaia e José Marcelo Perez, Auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso e Coordenador do Projeto 01 do PDI,  responderam questionamentos apresentados pelos cidadãos durante o evento.  Perguntas sobre gestão pública e aplicação de dinheiro público,

O Programa Consciência Cidadã do Tribunal de Contas de Mato Grosso tem como objetivo estimular o exercício da cidadania e do controle social da gestão dos recursos públicos, mediante ações conjuntas entre o Controle Externo, os Poderes Constituídos  e a Sociedade, visando empoderar o cidadão com informações que contribuam para o acompanhamento dos resultados das políticas públicas.

Durante o evento, o Tribunal de Contas apresentou também as ferramentas disponíveis para acessar informações úteis, e acompanhar o desempenho das políticas públicas de cada cidade.
Dep. Comunicação

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 
 

 

 

COLUNAS E OPINIÃO

Blog do Samy Dana

Colunista O Repórter do Araguaia

Gerson Camarotti

Colunista O Repórter do Araguaia

 

VÍDEOS

 

Acesse nosso Canal no Youtube

 

NOSSOS PARCEIROS