Português Italian English Spanish

Prefeita de São Félix do Araguaia participa de cerimônia da Marinha alusiva à Batalha Naval do Riachuelo

Prefeita de São Félix do Araguaia participa de cerimônia da Marinha alusiva à Batalha Naval do Riachuelo


12/06/2019

A prefeita Janailza Taveira Leite (SD) participou, na manhã desta segunda-feira (11), da cerimônia em comemoração aos 154 anos da Batalha Naval do Riachuelo, Data Magna da Marinha do Brasil. Promovida pelo 6º Distrito Naval, por meio da Agência Fluvial da Marinha de São Félix do Araguaia - MT (AgSF Araguaia), sob o comando do Capitão-Tenente Jaecy Fonseca de Medeiros, a festividade cívico-militar é alusiva ao dia 11 de junho, data Magna da Marinha.

Durante o evento, foi realizada a leitura da Ordem do Dia do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, e da Mensagem do Presidente da República Jair Messias Bolsonaro. Em suas palavras, o Comandante da Marinha exaltou a importância dos Marinheiros de hoje se espelharem nos heróis da Batalha Naval do Riachuelo, com o propósito de reafirmar o compromisso com a defesa da soberania e dos princípios constitucionais.

Após as leituras, foram entregues as Medalhas Militares de Ouro e Prata, que se destina a premiar os bons serviços prestados pelos Oficiais e Praças das Forças Armadas ao longo de suas carreiras. E foram realizadas as trocas de platinas dos militares promovidos, contando tempo de serviço.

Para a prefeita Janailza, a Batalha do Riachuelo é uma data importante. “O dia de hoje é a data Magna da Marinha. A Batalha do Riachuelo é uma data importantíssima, não só para a Marinha, mas para o povo brasileiro”, afirmou.

Essa é uma data importante fato da História do Brasil que foi o triunfo da Esquadra Brasileira na campanha da Tríplice Aliança. A Batalha Naval do Riachuelo é uma data comemorativa do Brasil.

Histórico

O dia 11 de junho comemora-se o aniversário da Batalha Naval do Riachuelo – Data Magna da Marinha. A Batalha Naval do Riachuelo é considerada, pelos historiadores, como uma batalha decisiva da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1865-1870) – o maior conflito militar na América do Sul, somente superado em vítimas, no Novo Mundo, pela Guerra Civil Americana.


A importância da vitória nessa batalha está ligada ao fato que, até aquela data, o Paraguai tinha a iniciativa na guerra e ela inverteu a situação, garantiu o bloqueio e o uso pelo Brasil dos rios. Essa foi a primeira grande vitória da Tríplice Aliança na guerra e, por isto, muito comemorada.


O evento contou com a participação também do vice-prefeito de Novo Santo Antonio; Milton Siqueira da Cruz, ex-prefeito de São Félix do Araguaia; Filemon Gomes Costa Limoeiro, Defensor Público de São Félix do Araguaia; Tiago Vinícius Pereira Passos, Chefe da Delegacia de Serviços Militar; 1º Ten. EB. Francisco Inácio de Oliveira, Representante da Câmara de vereadores de São Félix do Araguaia; vereador Dilson Bezerra (MDB), Secretário de Administração; Wemes Leite, empresária Salete Ritter, entre outras autoridades, familiares e moradores. 

 

 

Vanessa Lima/O Repórter do Araguaia

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 
 

 

 

COLUNAS E OPINIÃO

Blog do Samy Dana

Colunista O Repórter do Araguaia

Gerson Camarotti

Colunista O Repórter do Araguaia

 

VÍDEOS

 

Acesse nosso Canal no Youtube

 

NOSSOS PARCEIROS