Português Italian English Spanish

OIE encerra caso de vaca louca e status sanitário não é alterado

OIE encerra caso de vaca louca e status sanitário não é alterado

06/06/2019

Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) encerou nesta segunda-feira (3) o caso sobre o caso atípico da doença encefalopatia espongiforme bovina (EEB), conhecido como 'vaca louca, registrado em Mato Grosso.

De acordo com nota divulgada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o status sanitário brasileiro não foi afetado e continua considerando o risco da doença como insignificante. Ainda, não deve haver relatórios suplementares sobre o caso. 

Animal contaminado era uma vaca de corte de 17 anos. Suspeita da doença foi detectada ainda no transporte do animal para o frigorífico aonde seria abatido, na região norte de Mato Grosso. Caso não está relacionado à ingestão de alimentos contaminados e foi considerado atípico. 

"No caso da China, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil suspendeu temporariamente a emissão de certificados sanitários até que a autoridade chinesa conclua sua avaliação das informações já transmitidas sobre o episódio, cumprindo-se, assim, o disposto no protocolo bilateral assinado em 2015", diz trecho de nota emitida pelo Mapa.

 Isto porque com o registro da doença, o comércio de carnes do Brasil para a China foi suspenso. Nesta terça-feira (4), a ministra da Agricultura, Tereza Cristina afirmou que já enviou à OIE os documentos necessários para reverter a suspensão. 

Doença 

Doença pode ser transmitida para seres humanos por meio de carne contaminada. 'Vaca louca' não tem cura e nem tratamento e faz com que o paciente sofra acelerada deterioração mental e entre em coma em poucos meses.

 

 

FONTE: Gazeta Digital/Ana Flávia Corrêa

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 
 

 

 

COLUNAS E OPINIÃO

Blog do Samy Dana

Colunista O Repórter do Araguaia

Gerson Camarotti

Colunista O Repórter do Araguaia

 

VÍDEOS

 

Acesse nosso Canal no Youtube

 

NOSSOS PARCEIROS