Português Italian English Spanish

Ex-prefeito de São Félix do Araguaia participou de Audiência e cobrou do Ministro da Infraestrutura asfalto nas BR's 158 e 242

Ex-prefeito de São Félix do Araguaia participou de Audiência e cobrou do Ministro da Infraestrutura asfalto nas BR's 158 e 242

17/06/2019

A audiência pública sobre a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO) realizada na tarde do dia 14 de junho, na cidade de Água – MT, o Ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes confirmou o compromisso da pavimentação da BR-158 pelo traçado original, dentro da terra indígena Marawãtsédé. Ele também se comprometeu a realizar um estudo pela viabilidade da concessão da BR-158. “Como brasileiro, me deixa muito indignado essa história da BR-158. Como é que pode uma estrada que existe a quanto tempo, 50, 60 ou mais de 100 anos e agora, não podemos ter a estrada pavimentada”, disse, lembrando que nesses cinco meses completos como governador já recebeu no Palácio Paiaguás muitas etnias indígenas e todas querem o mesmo que todos os cidadãos do Estado, “educação, saúde, internet e estrada pavimentada”.

Já quanto a BR-158 o ministro confirmou o compromisso da pavimentação da BR-158 pelo traçado original, dentro da terra indígena Marawãtsédé. “Como brasileiro, me deixa muito indignado essa história da BR-158. Como é que pode uma estrada que existe a quanto tempo, 50, 60 ou mais de 100 anos e agora, não podemos ter a estrada pavimentada”, disse, lembrando que nesses cinco meses completos como governador já recebeu no Palácio Paiaguás muitas etnias indígenas e todas querem o mesmo que todos os cidadãos do Estado, “educação, saúde, internet e estrada pavimentada”.

O ex-prefeito Filemon Limoeiro, ao falar para o público presente destacou que no ano de 2010 quando era prefeito de São Félix do Araguaia, foi realizada uma audiência Pública, onde reuniram os dos governadores de Mato Grosso e Tocantins, o assunto foi a BR-242, Ilha do Bananal ligando a Belém Brasília. Lembrou o seu discurso quando disse que gostaria que surgisse um presidente como Jucelino Kubichek, por ser o único a visitar a região do Araguaia, e segundo Filemon parece ter  profetizado, pois recentemente Bolsonaro veio a Barra do Garças que por onde passou foi ovacionado pela população que gritava “Mito, mito”.

Segundo Filemon o Brasil não pode mais ficar esperando. “A região do Vale do Araguaia, o progresso está aqui, o município de São Félix do Araguaia planta 211 mil hectares de soja e não tem um palmo de asfalto. A região de Água Boa, de Querência descendo até a região do estado do Pará, é a região do futuro do Brasil na agricultura e na pecuária, estamos isolados, precisamos urgentemente das BRs 242 e 158, é um absurdo 600 km, de divisa de três estado: Mato Grosso, Tocantins e Goiás e não temos uma ligação”, frisa Filemon.

O ex-prefeito parabenizou o Ministro Tarcísio Gomes e agradeceu por manter o traçado original, que segundo ele, é a salvação da região, sabe-se da importância das BRs, e a ligação dos 114 km o governo terá um custo mínimo. Eu acredito no presidente Bolsonaro, homem que tem coragem, pois precisamos de homens que se preocupe com o povo da região do Araguaia e do Brasil. “O político de preocupar com o povo e não apenas com ele em si, por isso que a previdência está esse dilema todo, porque tem muitos deputados e senadores legislando em causa própria e esquecendo-se do povo. Ministro Mato Grosso está orgulhoso de ter a vossa excelência aqui conosco”, finaliza o ex-prefeito.

Sobre a Fico, o ministro anunciou uma alteração no projeto da Fico (Ferrovia de Integração do Centro-Oeste), no entroncamento dela com a Ferrovia Norte-Sul, alterando em cerca de 20 quilômetros o local de encontro das vias, que agora será no município de Mara Rosa (GO), e não mais em Campinorte, como previa o projeto original. A previsão segundo o ministro para a ferrovia sair do papel e iniciar a obra será no próximo ano. “Vamos concluir essa obra até o fim da gestão Bolsonaro”, garantiu.

 

 

Vanessa Lima/O Repórter do Araguaia

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 
 

 

 

COLUNAS E OPINIÃO

Blog do Samy Dana

Colunista O Repórter do Araguaia

Gerson Camarotti

Colunista O Repórter do Araguaia

 

VÍDEOS

 

Acesse nosso Canal no Youtube

 

NOSSOS PARCEIROS