Português Italian English Spanish

Destaque nacional: Missa, show e outras atrações movimenta Novo Santo Antonio, durante o 54º "Festejo de Santo Antonio”.

Destaque nacional: Missa, show e outras atrações movimenta Novo Santo Antonio, durante o 54º "Festejo de Santo Antonio”.

11/06/2019

O 54° Festejo do padroeiro do município de Novo Santo Antônio começou na noite do dia 04 e a festa se estende até o dia 13 de junho. Considerada uma das maiores festas religiosas da região do Norte Araguaia, estado de Mato Grosso. A festa em honra a Santo Antônio movimentou o município com celebrações especiais, trezena de Santo Antônio. Na abertura da festa, foi realizada a alvorada, e durante o evento, está sendo realizados missas todos os dias, e outras atividades religiosas, além das festas populares que tomaram conta de suas ruas. O Evento reune diversos segmentos sociais, autoridades, comunidades eclesiais de base, motoristas, vaqueiros, entidades sociais e as comunidades rurais que comparecem nos festejos todos os anos.

Centenas de fiéis e devotos estão aproveitando a data, para agradecê-lo pelas graças alcançadas e reanimar o compromisso cristão. Tendo como palco o magnífico espaço, cercada de barraquinhas padronizadas, comidas e bebidas típicas, estrutura de primeiro mundo, o município celebrou em alto estilo mais uma edição desse evento. A programação se mostrou rica em atrativos que nos deixaram boas recordações. Lembrando que a festa é a demonstração da alegria, da religiosidade de um povo. São anos de tradição, um acontecimento no qual se renova a fé, uma prática que une e reúne as famílias e que passa pelo tempo. Essa é uma das festas mais importantes de Novo Santo Antonio e região, sempre tem a unidade do calendário religioso com o calendário festivo, sociocultural, isso é importante.

A prefeitura como faz todos os anos, patrocina as noites festivas de forma que todos possam brincar com igualdade, curtindo atrações de renome nacional, como Edy Brito & Samuel e Zé Ricardo & Thiago, também valorizando as pratas da casa, que se revezaram no todas as noites no palco principal, à exemplo de Emerson e Miguel, Pisada Quente e Swing da Cohab. O evento mais uma vez foi um grande sucesso, muita animação com o Motocross Veloterra na voz do grande locutor de Rodeio Edson Junior e o Torneio de Futebol Society masculina e feminino, ambos a premiação foram valores iguais R$ 3.000,00 (três mil reais) para os primeiros lugares.

O prefeito Adão Brechó vem marcando presença em todas as apresentações, assim como os demais secretários municipais. Foram erguidas barracas para a comercialização de comidas típicas e bebidas. Gerando emprego e renda para a população. Outro fato positivo este ano é que a prefeitura divulgou a programação social com antecedência. Isso motivou o comércio local e estimulou os vendedores que se estabeleceram na cidade. A tradicional Festa no passado era promovida e organizada pela comunidade católica local. Com o advento do Município a prefeitura trouxe pra si a responsabilidade arcando com a promoção e custeando as despesas com recursos públicos. Além do prefeito Adão, se fazem presentes outras autoridades religiosas, políticas como os secretários que compõe a gestão municipal, vereadores do município de Novo Santo Antonio e outros prefeitos da região.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os, visitantes, internautas que acompanharam online todo o festejo pelo JRepórter, encantados com o magnífico trabalho realizado pela Prefeitura, em parceria com órgãos de outras esferas, A cidade de Novo Santo Antonio, um dos mais belos cartões postais da região, que, pela sua beleza, enaltece não somente a atual gestão, como também a cidade e a região. Que reconhece o carinho, dedicação e zelo pelas coisas públicas, pela qualidade de vida da população.Nossa reportagem embarcou nessa maratona, para levar a você tudo que rola nas cidades da região.

Adão Brechó, avalia positivamente o resultado da festa, pois, de acordo com ele, o aspecto principal foi alcançado, que era a participação em massa dos fiéis e dos visitantes em todos os momentos das celebrações e dos eventos culturais. Ele lembrou ainda, da estrutura montada com palco, luz e som para proporcionar uma programação cultural para todos que visitaram a cidade. “Temos que agradecer de forma geral toda a comunidade que prestigiou a festa e, em especial, a toda equipe de festeiros e pessoas voluntárias que ajudaram em cada setor da festa”. “Muito obrigada e que Santo Antônio abençoe a todos. É uma festa que nos traz muita alegria, pois temos oportunidade de cumprimentar os filhos da terra que estão fora e que vem prestigiar esta festa. O nosso povo é merecedor disso e não poderíamos deixar de retribuir o carinho que eles têm com nossa cidade e conosco que estamos à frente do poder público. É uma das maiores festa da região, onde a cidade recebe todo seu povo, como também visitantes de outras cidades. Com todo esse esforço e dedicação a nossa terra, nós temos realmente conseguido o objetivo desejado e vamos trabalhar mais e se empenhar pelo nosso povo”, frisou o prefeito.

Ao ser erguido o mastro simboliza o início dos Festejos de Santo Antônio. A tradição prega que quem tocar no “Mastro de Santo Antônio consegue arranjar um bom casamento”. Muitas são as que vêm de outras cidades e estados para pagar promessas ou para tocar no “pau de Santo Antônio” visando um bom marido. “É um momento de bastante orgulho para toda a igreja onde o povo fortalece a sua fé e reverencia Santo Antonio, o santo padroeiro”.

O município de Novo Santo Antônio, cidade localizada no Norte Araguaia, às margens do lendário Rio das Mortes, foi emancipado de São Felix do Araguaia, em 29 de setembro de 1999. A cidade possui umas das mais belas paisagens naturais do Araguaia, foi palco de uma das maiores festas religiosas de toda a região, a festa de Santo Antônio o padroeiro da Cidade que em 2019 celebra a 54ª edição.

Veja todas as fotos em breve na Página do Fecebook de “O Repórter do Araguaia”, acesse: https://www.facebook.com/o.reporter.do.araguaia

 

Vanessa Lima/O Repórter do Araguaia

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 
 

 

 

COLUNAS E OPINIÃO

Blog do Samy Dana

Colunista O Repórter do Araguaia

Gerson Camarotti

Colunista O Repórter do Araguaia

 

VÍDEOS

 

Acesse nosso Canal no Youtube

 

NOSSOS PARCEIROS