Português Italian English Spanish

Carreta do hospital do Câncer de Barretos visita São Félix do Araguaia e realiza exames preventivos

Carreta do hospital do Câncer de Barretos visita São Félix do Araguaia e realiza exames preventivos

16/07/2019

A Unidade Móvel de Prevenção de Câncer, do Hospital do Câncer de Barretos, esteve nesta segunda-feira, 15, na cidade de São Félix do Araguaia - MT para diagnosticar e prevenir tumores e lesões na próstata, pele e colo de útero. Esses tipos de câncer são os mais comuns atualmente e que apresentam diagnóstico mais simples e barato, que pode ser realizado fora de hospitais especializados. A equipe especializada em Oncologia é composta por uma médica, duas enfermeiras, e um motorista aptos para diagnosticar e passar orientações de como prevenir vários tipos de câncer. 

O veículo roda o Brasil desde 2001 e cada dia atende uma cidade diferente. Trata-se de um reconhecimento da entidade pelo trabalho realizado em São Félix do Araguaia para arrecadar recursos para o hospital.  Tudo é feito na carreta climatizada de um caminhão equipado com centro cirúrgico, sala para exame papanicolau (preventivo de câncer no colo do útero) e de próstata, aparelhos modernos para examinar pacientes e identificar tumores no útero e lesões na pele. Os pacientes atendidos foram triados pela Unidade Básica de Saúde (USB) Rural de Félix do Araguaia.

Em São Félix do Araguaia tem uma equipe “Amigos de São Félix do Araguaia”, da coordenadora de campanha Raimunda Martins Aguiar que muito se empenhou em conseguir essa carreta para atender em no município, onde tudo começou com a iniciativa de realizar os leilões para angariar recursos em prol do hospital, conseguindo assim alguns benefícios, como por exemplo: entrada mais rápida em Barretos para pacientes da cidade e o diagnóstico precoce da doença. A parceria foi positiva, e o município foi beneficiado com o atendimento móvel do Hospital de Barretos.

A Prefeita Janailza foi uma das pacientes atendidas de prevenção do câncer do Hospital do Amor de Barretos e avaliou positivamente a atividade dos profissionais da unidade móvel. “Eu gostos dessas campanhas, então quando tem eu participo. É uma boa alternativa, a gente é bem atendido e rápido. Os resultados vem direitinho, é muito organizado”, afirmou a prefeita.

Esse projeto idealizado pelo hospital do câncer de Barretos tem como objetivo levar para mais pessoas o atendimento através das carretas e ônibus, adotando a estratégia que a instituição já usava quando saia em busca ativa de mulheres para fazerem os exames preventivos de câncer em seus domicílios ou em locais próximos. Essa atuação trouxe resultados positivos para o projeto.  Com o sucesso desta iniciativa, o trabalho de prevenção foi estendido para toda a população rural e urbana.

A Administração de São Félix do Araguaia por meio da Prefeita Janailza, Secretária de Saúde e Executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Araguaia (CISA); Rosaine Faria Maciel, vice-prefeito José Divino e secretário de administração Wemes Leite, servidores públicos municipais da secretaria de saúde e das equipes dos PSFs, e várias outras pessoas voluntárias, estiveram presentes e parabeniza a toda a equipe de Barretos pelo empenho em atender a todos os munícipes. 

A meta do hospital é visitar todas as cidades da região Norte Araguaia que colaboram com a instituição, onde já esteve na cidade de Novo Santo Antonio e nesta terça-feira, 16, estará atendendo a cidade de Luciara. Qualquer município pode requisitar a visita da carreta de prevenção do câncer, mas o hospital dá prioridade para aqueles que contribuem com a instituição. Os resultados dos exames ficam prontos em no máximo 60 dias quando o hospital envia uma correspondência ao paciente atendido e também à Secretaria de Saúde de cada cidade.

Outros integrantes da comissão “Amigos de São Félix do Araguaia”, que merecem destaques são: Marcela, JR, os vereadores; Presidente do Legislativo Rita Gomes (MDB), Antonio Miranda (PP), Gesner Biondo (PPS), João Neto da Garagem (PSDB) e Cida Brandão (MDB), Locutor, jornalista Eurípedes Tavares, empresários, pecuaristas, funcionários públicos, autônomos, agricultores e várias outras pessoas voluntárias.

"A prevenção do câncer é uma atitude que salva".

 

Vanessa Lima/O Repórter do Araguaia

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 
 

 

 

COLUNAS E OPINIÃO

Blog do Samy Dana

Colunista O Repórter do Araguaia

Gerson Camarotti

Colunista O Repórter do Araguaia

 

VÍDEOS

 

Acesse nosso Canal no Youtube

 

NOSSOS PARCEIROS