Português Italian English Spanish

Ana Helena Tavares lança biografia de Dom Pedro Casaldáliga em Porto Alegre

Ana Helena Tavares lança biografia de Dom Pedro Casaldáliga em Porto Alegre

O livro “Um bispo contra todas as cercas – A vida e as causas de Pedro Casaldáliga”, de autoria da jornalista carioca Ana Helena Tavares, será lançado hoje (01/07) em Porto Alegre, em evento no Sindicato dos Bancários (Rua General câmara 424, Centro Histórico). A partir das 18h, a autora estará no Sindibancários para falar da biografia de Dom Pedro Casaldáliga, bispo emérito da Prezalia de São Félix do Araguaia. O religioso catalão, alinhado com a Teologia da Libertação, chegou ao Brasil, em 1968, aos 40 anos, e nunca mais voltou à Espanha.

Ana Helena, corajosamente teimosa, como Pedro, decidiu enfrentar o risco de escrever a biografia deste homem extraordinário e conseguiu brilhantemente apresentar os muitos “Pedros” que há no Pedro: poeta, profeta, místico, revolucionário, definitivamente humano. Para isso, fez algo fundamental: ouviu muito e ouviu as testemunhas que viveram ou vivem com Pedro, são depoimentos e narrativas reais que dão autenticidade e leveza ao texto. O livro faz propõe a compreensão de porque, da segunda metade do século XX até hoje, homens como Pedro Casaldáliga, Tomás Balduíno, Hélder Câmara e outros bispos profetas foram e ainda são tão estimados e admirados pelas pessoas que fazem parte da caminhada da humanidade em busca de mais vida, justiça, paz e comunhão com a Terra. 

O lançamento em Porto Alegre foi viabilizado pela união de várias entidades e movimentos sociais. Os apoiadores são: Frente Brasil Popular, Comissão Pastoral da Terra (CPT), Cáritas Brasileira, Conselho Nacional das Igrejas Cristãs (CONIC), Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (AGAPAN), La Via Campesina, Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul (SINDJORS), Sindicato dos Bancários de Porto Alegre (SINDBANCÁRIOS), Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), Central Única dos Trabalhadores - CUT-RS, Conselho Nacional de Segurança Alimentar (CONSEA) e Centro de Assessoria Multiprofissional - Escola de Cidadania (CAMP).

Serviço

Lançamento do livro “Um bispo contra todas as cercas – A vida e as causas de Pedro Casaldáliga”

No auditório do Sindibancários ( Rua General câmara 424, Centro Histórico, Porto Alegre)

Dia 1º de julho, com início às 18h30

Entrada Franca

 

FONTE: Brasil de Fato

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 
 

 

 

COLUNAS E OPINIÃO

Blog do Samy Dana

Colunista O Repórter do Araguaia

Gerson Camarotti

Colunista O Repórter do Araguaia

 

VÍDEOS

 

Acesse nosso Canal no Youtube

 

NOSSOS PARCEIROS