Português Italian English Spanish

Alunos de Vila Rica apostam em atividades culturais para explicar diversidade cultural

Alunos de Vila Rica apostam em atividades culturais para explicar diversidade cultural


03/12/2019

Alunos do ensino médio da Escola Estadual Vila Rica, localizado no município do mesmo nome (a 1.259 quilômetros a nordeste da Capital) vivenciaram o protagonismo juvenil na perspectiva da ética e respeito em prol da diversidade cultural. O evento de encerramento com diversas atrações ocorreu no Sindicato dos Trabalhadores Municipais da cidade.

Para a realização dos trabalhos, a ação pedagógica oportunizou reviver as ações desenvolvidas nos projetos pedagógicos: sarau literário, feira do conhecimento. O destaque ficou por conta Projeto Matemática: a arte dos polígonos, orientado pela professora Fabiane Rizzardo Laikovski, que demonstrou que é possível trabalhar a disciplina de forma lúdica e prazerosa.

Segundo a diretora Eleandra Negri, a idéia de mostrar a diversidade existente na região e principalmente no país, partiu dos próprios alunos que providenciaram os trabalhos. “A iniciativa dos alunos  reforçou a importância desses momentos de interação e aprendizado mútuo”, assinala.

Os coordenadores pedagógicos Raquel Pereira do Nascimento e José Adelson de Aragão explicaram que o objetivo do seminário foi alcançado, uma vez que os alunos tomaram a frente com as discussões, e as atrações. A reflexão acerca da importância da valorização e do respeito às diferenças no âmbito da escola é o ponto crucial para a construção de uma cidadania equalizadora”, explica Raquel.

José Adelson acrescenta que foram trabalhadas ações pedagógicas integradoras que reafirmam o compromisso com uma educação de qualidade, que visa ao aluno ser protagonista do processo de ensino aprendizagem.

“Ao mesmo tempo, compreenderam que são o centro da aprendizagem. Somos coadjuvantes enquanto profissionais da educação em estimular e orientar o ensino visando o fortalecimento da escola como espaço de aprendizado mútuo”, ressalta a professora integradora Vânia Horner de Almeida.

Entre os estudantes, o resultado foi o melhor possível e todos saíram animados do evento. No entendimento da aluna Taila Laine Silva Moreira, o seminário estimulou o jovem a se tornar um aluno melhor, já visando sua vida profissional.

“O evento deu a oportunidade de mostrar suas ideias, e debater sobre temas muito importantes que na maioria das vezes são deixados de lado. Como uma aluna, posso falar com toda certeza que o seminário foi um dos grandes passos, para tornar o aluno um jovem Protagonista, pois é participando dos seminários, que temos a oportunidade de mostrar nossas opiniões, e mostrar que podemos sim fazer a diferença”, assegura.

FONTE: Adilson Rosa | Seduc MT

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 
 

 

 

COLUNAS E OPINIÃO

Blog do Samy Dana

Colunista O Repórter do Araguaia

Gerson Camarotti

Colunista O Repórter do Araguaia

 

VÍDEOS

 

Acesse nosso Canal no Youtube

 

NOSSOS PARCEIROS