Português Italian English Spanish

Secretaria de saúde de São Félix do Araguaia realiza 1ª Pedalada Novembro Azul

Secretaria de saúde de São Félix do Araguaia realiza 1ª Pedalada Novembro Azul


02/12/2019

Na última sexta-feira, 29, a Prefeitura Municipal de São Félix do Araguaia – MT, através da Secretaria de Saúde, realizou a 1ª Pedalada Novembro Azul. Com o objetivo de conscientizar e incentivar a prevenção do câncer de próstata, a Pedalada foi o ponto alto de uma campanha que vem sendo realizada ao longo do mês de novembro, mês escolhido como símbolo do combate à doença. Antes de sair pedalando pelas ruas, os participantes se concentraram Praça do Pequi, na Vila Santo Antonio.

Durante todo o mês de novembro a prefeitura realizou diversas ações para conscientizar os cidadãos sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e ainda orientar sobre tratamentos. As unidades de saúde de São Félix do Araguaia realizaram diversos atendimentos para os cidadãos com palestras, consultas, realização de exames, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite, entre outras atividades.

Acompanhando a atividade, a prefeita Janailza Taveira Leite (SD), esclarece que a promoção da Saúde, por meio do Novembro Azul, alcançou metas traçadas na sua gestão. “Houve um crescimento  significativo e visível, quanto à adesão da população a prática de atividades físicas. O passeio ciclístico reuniu um número grande de homens. Pedalar foi um dos incentivos na busca de uma vida sem o sedentarismo, para prevenir muitas doenças, inclusive o câncer.  A Prefeitura entende que a saúde do homem vai muito além da prevenção do câncer, deve ser um cuidado diário”, pontua.

A Secretária de Saúde do município, Rosane Farias, afirma que, “o mais importante é fazer o homem a procurar um médico, mesmo que não esteja sentindo nada, pois o câncer de próstata na fase inicial não apresenta sintomas. É nesse momento que o homem deve procurar um posto de saúde ou urologista, para que tenha chances maiores de cura, se for diagnosticado com  a doença”. 

É depois dos 45 anos que o homem começa a viver o auge da sua vida. Essa é a idade do amadurecimento e da experiência. É o momento ideal para você tomar a decisão de fazer e exame de próstata preventivo, pelo bem de sua saúde e de seus familiares. Procure logo o seu médico e previna-se enquanto é tempo!.

O evento contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas, entre ciclistas, homens, mulheres, que percorreram as principais ruas e avenidas do centro da cidade. Ao final do percurso, que contemplou as principais ruas da cidade, foram sorteados diversos brindes entre os participantes. 

 

 

Vanessa Lima/O Repórter do Araguaia

  1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Parabéns a Secretaria de Saúde Municipal por esse evento de conscientização,.Parabéns aos homens de nossa Cidade que estão se conscientizando da importância de cuidar de sua saúde,alguns pensava que só as mulheres é devia sair empaceata..Parabéns a nossa Janaiza por está presente em cada evento apoiando o nosso povo nessa caminhada.

 
 

 

 

COLUNAS E OPINIÃO

Blog do Samy Dana

Colunista O Repórter do Araguaia

Gerson Camarotti

Colunista O Repórter do Araguaia

 

VÍDEOS

 

Acesse nosso Canal no Youtube

 

NOSSOS PARCEIROS