Português Italian English Spanish

Prefeita tenta processo, mas Justiça não acata ação contra jornalista

Prefeita tenta processo, mas Justiça não acata ação contra jornalista


29/11/2019

Jornalismo em Mato Grosso é profissão de risco e, além disso, o profissional da Comunicação sempre é alvo de ações judiciais  movidas por poderosos que se sentem ofendidos com textos reveladores de fatos que estampam verdades que os desagradam.

Nesta quinta-feira, 28, em Barra do Garças – principal cidade do Vale do Araguaia -, o jornalista e empresário da Comunicação, Antônio Borges Neto, conhecido na região como Netão do Araguaia, comemora uma vitória judicial sua e de seu site noticiadosmunicipios.com.br

Netão comemora o fato de o juiz eleitoral de Ribeirão Cascalheira, no Vale do Araguaia, Arthur Moreira Pedreira de Albuquerque, ter indeferido pedido de liminar impetrado pela prefeita daquele município, Luzia Brandão (SD), contra ele e seu site. A representação da política data do período da campanha da eleição suplementar em abril deste ano, em que Luzia, então presidente da Câmara no exercício interino do cargo de prefeita, se sentiu ofendida e prejudicada pela linha editorial do site, que a denunciava por supostas fraudes em aposentadorias de figuras humildes, que teriam sido usadas por ela.

O juiz Arthur Moreira julgou improcedente a representação na qual Luzia acusava Netão de postar notícias negativas contra ela. A decisão do magistrado é de 8 deste novembro – muito tardia, pois a representação aconteceu há mais de sete meses na esfera da Justiça Eleitoral.

Lentidão judicial à parte, o jornalista comemora a improcedência da ação contra ele.

Enquanto em Barra do Garças o clima é de comemoração, em Cuiabá a classe jornalística, calada e assustada, quase em peso faz silêncio sobre a agressão física sofrida em 18 deste novembro, pelo jornalista Pablo Rodrigo, do caderno Polícia do jornal A Gazeta. Naquele dia, Pablo foi agredido por dois tapas e a torção de seu braço direito, pelo governador democrata Mauro Mendes, que não gostou de um pergunta formulada por ele.

A violência contra Pablo foi praticada ao término de uma conversa informal do governador com jornalistas, no hall de entrada do auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). Os colegas de Pablo viram a agressão, mas nenhum esboçou reação.

A conversa de Mauro Mendes com os jornalistas transcorria serena, até que Pablo o questionou sobre recente decisão do juiz da 7ª Vara Federal em Cuiabá, Paulo César Alves Sodré, que acolheu denúncia do Ministério Público Federal (MPF) e o tornou réu numa ação sobre a compra por ele, de um apartamento, em leilão judicial, fato que resultou na aposentaria compulsória da juíza do Trabalho, Carla Reita Faria Leal, também ré na mesma ação. O MPF vê irregularidade nessa compra, motivo que o levou a denunciá-lo por crime de falsidade ideológica.

Pablo perguntou como ele fará agora que é réu nessa ação. Antes mesmo da formulação completa da pergunta, Mauro Mendes respondeu que faria do mesmo modo que faz (o jornal) A Gazeta (do Grupo Gazeta de Comunicação) para o qual o jornalista trabalha na editoria Política. Ainda respondendo rispidamente o governador deu dois tapas no peito do entrevistador. Pablo insistiu, a o entrevistado manteve o tom ríspido, torceu seu braço direito e saiu.

Em Ribeirão Cascalheira uma ação contra um jornalista foi por terra. Na capital mato-grossense, o governador agride fisicamente um repórter. Sob pressão e pescoção a categoria tenta sobreviver.

Redação Boamidia

FOTOS:

1 – noticiadosmunicipios.com.br – Divulgação

2 – Rogério Florentino

  2 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Esse jornalista faz falta em s.f.a.Jornalista corajoso.

Esse jornalista faz falta em s.f.a.Jornalista corajoso.

 
 

 

 

COLUNAS E OPINIÃO

Blog do Samy Dana

Colunista O Repórter do Araguaia

Gerson Camarotti

Colunista O Repórter do Araguaia

 

VÍDEOS

 

Acesse nosso Canal no Youtube

 

NOSSOS PARCEIROS