Português Italian English Spanish

Prefeita e Presidente do Legislativo de São Félix do Araguaia participam do Curso de Formação de Aquaviários em São Félix do Araguaia

Prefeita e Presidente do Legislativo de São Félix do Araguaia participam do Curso de Formação de Aquaviários em São Félix do Araguaia


29/11/2019

A Agência Fluvial de São Félix do Araguaia realizou no período de 30 de setembro a 25 de novembro, o Curso de Formação de Aquaviários para Marinheiros Fluviais de Convés na cidade de São Félix do Araguaia-MT. Neste curso foram qualificados dezessete Marinheiros para exercerem atividades profissionais como Aquaviários Fluviários, visando ao atendimento da necessidade em habilitar tripulantes para embarcações de transporte de carga e passageiros, propulsadas de pequeno, médio e grande porte empregadas na navegação interior, utilizadas em quaisquer rios ou lagos do território nacional.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Curso de Formação de Marinheiro Fluvial de Convés (MFC) destina-se ao preparo de profissionais para ingresso na Marinha Mercante como Aquaviários do 2º Grupo Fluviários, Seção de Convés, com inscrição na categoria MFC, no nível de equivalência 3, para o exercício das capacidades previstas nas Normas da Autoridade Marítima para Aquaviários.

Durante o curso, foram ministradas aulas de conhecimentos elementares de primeiros socorros, prevenção e combate a incêndio, legislação marítima e ambiental, conscientização sobre proteção de navio, segurança no trabalho, prevenção e controle da poluição no meio ambiente aquaviário, relações interpessoais, responsabilidades sociais, noções de manobra de embarcação, arquitetura naval aplicada, manuseio e estivagem de cargas, básico de navegação, pintura e conservação de embarcações, estabilidade básica e técnicas de sobrevivência pessoal.

Além das aulas teóricas, os alunos participaram de diversos treinamentos práticos, com finalidade de aferir os conhecimentos adquiridos. Foram realizados exercícios de combate a incêndio e aulas de navegação em embarcações da Agência, e na balsa Gaivota.

Na cerimônia de encerramento, que contou com a presença da Prefeita Sra Janailza Taveira Leite, da Presidente da Câmara de Vereadores Sra Rita Gomes e familiares dos novos Marinheiros, a Marinheira Elma agradeceu a Marinha do Brasil, em nome dos formandos pela oportunidade e excelente padrão da qualificação recebida. O Capitão-Tenente Jaecy Fonseca de Medeiros, Agente Fluvial da Marinha, ressalta que a formação destes 17 novos aquaviários, representa a profissionalização, inserindo-os no mercado de trabalho e contribui para o crescimento socioeconômico do nosso País, contribuindo para disseminar a mentalidade de segurança da navegação, salvaguarda da vida humana e prevenção à poluição dos nossos rios, lagos e lagoas.

 

Vanessa Lima/O Repórter do Araguaia

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 
 

 

 

COLUNAS E OPINIÃO

Blog do Samy Dana

Colunista O Repórter do Araguaia

Gerson Camarotti

Colunista O Repórter do Araguaia

 

VÍDEOS

 

Acesse nosso Canal no Youtube

 

NOSSOS PARCEIROS