Português Italian English Spanish

Pela segunda vez, Estado contrata estudo para analisar VLT

Pela segunda vez, Estado contrata estudo para analisar VLT


2711/2019

Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística contratou empresa para fazer estudo de viabilidade econômico e financeira para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT)  em Cuiabá e Várzea Grande. Ato foi exigência da Secretaria Nacional para subsidiar relatório final de grupo de trabalho para embasar escolha do modal utilizado. 

Oficina Engenheiros e Consultores Associados foi a vencedora do certame pelo valor de R$ 464,3 mil. Informação foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (26). Documento é assinado pelo secretário Marcelo de Oliveira Silva.  

Caso não existam recursos, o resultaod será homogado em cinco dias contando a data de publicação. Serviço de consultoria tem período de execução de 90 dias, com vigência contratual de 180.  

"Contratação de consultoria independente para efetuar a atualização dos dados de demanda e da matriz origem e destino dos usuários do sistema de transporte coletivo, dimensionar a oferta, modelar a rede integrada dos usuários do sistema de transporte da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá", diz trecho do documento.     

Obra era para ter sido entregue em 2014, na época da Copa do Mundo. Até agora, estima-se que o Governo do Estado tenha desembolsado pouco mais de R$ 1 bilhão com o projeto.   

Grupo de trabalho é da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional. Não se sabe ainda sobre a continuidade ou não do projeto. No dia 1 de novembro, estudo foi prorrogado por 120 dias, devido a 'complexidade do modal' e ao levantamento de informações.

Estudo de viabilidade anterior

Em estudo de viabilidade anterior, feito pela empresa KPMG, na gestão do então governador Pedro Taques (PSBD) concluiu, entre outras coisas, que a operação do VLT não é autossuficiente e que, mesmo depois de pronto serão necessárias o pagamento de contraprestações do Estado. 

 

 

 

Ana Flávia Corrêa

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 
 

 

 

COLUNAS E OPINIÃO

Blog do Samy Dana

Colunista O Repórter do Araguaia

Gerson Camarotti

Colunista O Repórter do Araguaia

 

VÍDEOS

 

Acesse nosso Canal no Youtube

 

NOSSOS PARCEIROS