Português Italian English Spanish

Janaína é contra 34 extinções no Estado: é inviável depender das cidades mães

Janaína é contra 34 extinções no Estado: é inviável depender das cidades mães

07/11/2019

A deputada Janaina Riva (MDB) avalia que a extinção dos 34 municípios, proposta pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), provocará prejuízos irreversíveis a pelos menos 160 mil mato-grossenses que hoje vivem nesses locais com menos de 5 mil habitantes e cuja arrecadação própria não atinge 10% da receita.

“O que penso é nas cidades que estão distantes das cidades mães. As dificuldades que teriam para obter condições mínimas como de saúde, segurança, educação. A gente sabe que quando elas viraram municípios, eu acompanhei de longe, porque à época meu pai (José Riva) era deputado, elas tinham dificuldade por não serem atendidas pelas cidades mães. Geralmente essas cidades maiores condensam o poder, os recursos, e não dão assistência aos distritos. E isso acontece hoje nos distritos que querem se tornar municípios”, avalia Janaina.

Entre os prejuízos que a parlamentar aponta como imediatos nessas cidades é a desvalorização. “Fazer com que sejam municípios extintos desvaloriza todas as propriedades, os bens imóveis, hoje eu tenho certeza que qualquer que quiser vender qualquer imóvel que está nestes municípios já desvalorizou por conta desta notícia”.

Rodinei Crescêncio

cidades_extincao

Janaina avalia que a extinção não deve significar menos despesa por reduzir número de vereadores e de prefeitos. “Muitos pensam como se fosse apenas números, temos que pensar que são pessoas. A questão são os que vivem ali e ao entorno de uma organização política. É economicamente inviável depender das cidadães mães”.

Outro problema seriam as distâncias. Com os problemas logísticos que fazem parte da realidade do Estado, muitos municípios que voltariam a ser distritos poderiam ficar na margem do esquecimento. “Acho que é perfeitamente possível fazer uma análise mais ampla de cada situação, verificando essas situações. Penso que dá para melhorar muito o projeto, mesmo assim haverá uma restrição muito grande para que seja aprovado. Penso que haverá uma pressão muito grande em torno dos líderes políticos, como Wellington Fagundes e Jayme Campos, que tem carreira longa, que já visitaram esses municípios. Acho que é fácil falar quando não se conhece a realidade”.

Com a proposta do Governo Federal, o total de 1.253 cidades voltará ao status de distrito e serão anexadas às cidades vizinhas.

 

 

Vinícius Bruno

 

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 
 

 

 

COLUNAS E OPINIÃO

Blog do Samy Dana

Colunista O Repórter do Araguaia

Gerson Camarotti

Colunista O Repórter do Araguaia

 

VÍDEOS

 

Acesse nosso Canal no Youtube

 

NOSSOS PARCEIROS