Português Italian English Spanish

Políticas Públicas Sociais são debatidas durante Conferência Municipal em São Félix do Araguaia

Políticas Públicas Sociais são debatidas durante Conferência Municipal em São Félix do Araguaia

03/09/2019

Na manhã desta sexta-feira, 30 aconteceu na sede do Rotary Club, a VII Conferencia Municipal de Assistência Social, com o tema. “Em defesa da política de Assistência Social como direito do cidadão e dever do Estado”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O evento teve três eixos temáticos propostos:

  1. Financiamento do SUAS e os impactos da PEC dos Gastos em Mato Grosso, e reforma da previdência, diante dos desafios para a consolidação do SUAS;
  2. Proteção Social no SUAS e a judicialização dos serviços e benefícios socioassistenciais;
  3. Democracia participativa e o protagonismo do controle social.

A cerimônia iniciou com o credenciamento. Dando continuidade ao evento, houve a composição da mesa pelas autoridades presentes; Prefeita Janailza Taveira Leite, presidente da Câmara de vereadores; Rita Gomes, Secretária Municipal de Assistência Social; Rosinéia Milhomem, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social; Maria Marta Milhomem, representante da Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social; Luciano Jóia Silva, representante dos usuários do SUAS, José Dias; vice – prefeito José Divino, vereadores: Dilson Bezerra e Jusmar Alves.

Após a fala da mesa a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social; Maria Marta Milhomem, fez a leitura do regimento interno que foi aprovado por unanimidade.

O evento contou com debates, discussões e apresentação de propostas para as políticas sociais, além de uma importante palestra Magna com Luciano Jóia em seguida a palestrante Sheila Carla de Queiroz, representante da Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social deu continuidade explicando sobre os três eixos temáticos:

  1. Financiamento do SUAS e os impactos da PEC dos Gastos em Mato Grosso, e reforma da previdência, diante dos desafios para a consolidação do SUAS;
  2. Proteção Social no SUAS e a Judicialização dos Serviços e Benefícios Socioassistenciais;
  3. Democracia Participativa e o Protagonismo do Controle Social.

Deu-se a formação da Plenária para aprovação das propostas elaboradas pelos grupos de trabalho, sendo aprovadas em seguida pela maioria.

Segundo a Secretária Municipal de Assistência Social, Rosinéia Milhomem dos Santos Lima, os três eixos discutidos são fundamentais para a política de Assistência Social, pois abordam a gestão dos serviços e benefícios, financiamento público e controle social, sendo que qualquer monitoramento realizado pelo controle social não tem como se abster da observação e debate acerca destes grandes eixos.

Já a presidente da Câmara, vereadora Rita Gomes, deu boas-vindas aos palestrantes, Luciano Jóia e Sheila Carla de Queiroz e agradeceu a presença de todos os participantes da VII Conferencia Municipal de Assistência Social.

A prefeita Janailza Taveira Leite parabenizou o trabalho que tem sido feito pela Secretaria de Assistência Social ao longo dos anos.

 

 

Dep. Comunicação

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 
 

 

 

COLUNAS E OPINIÃO

Blog do Samy Dana

Colunista O Repórter do Araguaia

Gerson Camarotti

Colunista O Repórter do Araguaia

 

VÍDEOS

 

Acesse nosso Canal no Youtube

 

NOSSOS PARCEIROS