Português Italian English Spanish

Parlamentares disputam apoio nos municípios com PEC 376

Parlamentares disputam apoio nos municípios com PEC 376


A um ano para o começo das campanhas para as eleições de 2020, os parlamentares estaduais e federais já entraram na disputa por votos e apoio para o próximo pleito. Em um encontro de prefeitos e vereadores realizado em Cuiabá nesta quinta-feira (30), deputados e senadores buscaram apoio das lideranças municipais, fazendo parte do movimento pela prorrogação dos mandatos municipais por mais dois anos e eleições únicas a cada 4 anos.

O evento em questão foi o 1º Encontro Municipalista, que reuniu mais de 600 vereadores e prefeitos de Mato Grosso e tinha como pauta principal a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 376, que unifica as eleições, dando aos atuais mandatos municipais dois anos extras, ou seja, para que permaneçam no poder sem nova eleição.

Relator da proposta, o deputado federal Valtenir Pereira (MDB) esteve no evento e falou sobre a importância de se fazer apenas um pleito a cada 4 anos. “A PEC é boa para o Brasil. Serão gastos R$ 3 bilhões no ano que vem para fazer as eleições. Esse valor poderia ser usado para construir 1.500 creches ou mais de 3 mil PSFs tipo 3. A nossa democracia já está madura para que possamos ir às urnas de 4 em 4 anos”, avaliou Valtenir.

Quem também marcou presença e recebeu aplausos foi o deputado estadual Dilmar Dal Bosco (DEM), que defendeu a PEC como saída não só para a redução de custos, como para a melhor atuação política. “Vai acabar com o trampolim político, porque os candidatos vão ter que escolher o cargo e permanecer nele pelo mandato inteiro. Esse é um projeto de interesse da nação”.

Novato na Câmara dos Deputados, Dr. Leonardo (SD) avalia a PEC como algo importante, especialmente para o atual momento econômico que o país vive. “É bom a movimentação, porque a PEC precisa ser votada um ano antes das eleições para ter validade. As eleições são muitos caras para o Brasil e de dois em dois anos fazer eleições tem um custo muito caro, o Brasil não pode parar a cada dois anos”.

Já o senador Wellington Fagundes (PL) afirmou que uma eleição única é necessária para o atual momento do país, porém, não quis se comprometer apenas com a PEC 376. “Acho que a coincidência de mandato é importante. Se vai ser com prorrogação, com mandato tampão... Tem várias alternativas. Eu defendo, acho que nesse momento é bom. E a turbulência que vivemos na política".

 

 

Thalyta Amaral

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Banner Superior Esquerda

Banner Central Esquerda

Banner Inferior Esquerda

 

 
 

 

 

COLUNAS E OPINIÃO

Blog do Samy Dana

Colunista O Repórter do Araguaia

Gerson Camarotti

Colunista O Repórter do Araguaia

 

VÍDEOS

 

Acesse nosso Canal no Youtube

 

NOSSOS PARCEIROS