Português Italian English Spanish

Câmara Itinerante: Vereadores de São Félix do Araguaia vão até ao povo e participam de reunião no Bairro Vila Alta

Câmara Itinerante: Vereadores de São Félix do Araguaia vão até ao povo e participam de reunião no Bairro Vila Alta


Aconteceu na noite desta segunda-feira, 27, no Bairro Vila Alta, no salão da Colônia de Pescadores, em São Félix do Araguaia – MT, uma sessão Itinerante requerida pelos vereadores; Antônio Miranda (PP) e João Neto da Garagem (PSDB), onde o principal objetivo é aproximar a Câmara de Vereadores e a comunidade, permitindo ao cidadão conhecer como funciona o legislativo e acompanhar de perto as ações do seu vereador, discutindo as demandas do bairro e buscando soluções junto ao executivo.

A sessão foi conduzida pela Presidente da Câmara, Rita Gomes (MDB). Participaram os vereadores Dilson Bezerra (MDB), Patrícia Paiva (PSD), Antonio Miranda (PP) e João Neto da Garagem (PSDB). Estiveram ausentes os vereadores: Gesner Biondo (PPS), Aparecida Brandão (PMB), Emerson dos Teclados (MDB) e Mazinho da Água. 

A sessão foi requerida pelos vereadores Antônio Miranda e João Neto e tem por objetivo dentre outras pautas, a discussão das demandas do bairro Vila Alta e a busca de soluções junto ao executivo. A sessão foi aberta a população do bairro para apresentar as reivindicações e o primeiro assunto foi exposto pela moradora e servidora pública do estado,

A Sessão Itinerante é uma forma que o Poder Legislativo encontrou para aproximar os moradores de cada localidade com a Câmara Municipal de Vereadores, onde os representantes das comunidades e demais moradores tem a oportunidade de propagar seus principais anseios e conquistar investimentos que a localidade precisa.

REIVINDICAÇÕES

Diversas reivindicações também foram apresentadas aos vereadores como, por exemplo, para melhorias do campo de futebol, molhar as ruas do bairro, iluminação, Regularização Fundiárias entre outros serviços básicos referente ao Bairro Vila Alta. Destacando o discurso do morador e empresário Raimundo da Vidraçaria, no qual elogiou a prefeita Janailza Taveira Leite (SD), relatando que a prefeita vem desenvolvendo um excelente trabalho digna de elogios e aplausos.

DIÁLOGO

Para a presidente da Associação de Moradores do Bairro Santana, Adriana, a presença dos representantes do Legislativo indo à comunidade foi fundamental, para ouvirem o clamor dos moradores. “As sugestões dadas foram acolhidas pelos vereadores. Aqui no bairro, os problemas são os mesmos e agora a gente espera que haja melhorias”, disse.

Todos os parlamentares ao usarem a palavra, fizeram questão de elogiar a iniciativa da Câmara na realização de mais uma sessão itinerante, salientando que ao longo desta legislatura, outros bairros estarão recebendo as sessões itinerantes.

O vereador João Neto da Garagem (PSDB), autor do requerimento, juntamente com vereador Antonio Miranda, aproveitou para dizer que a sessão itinerante é o momento de prestar conta com a comunidade, que nem sempre pode acompanhar as reuniões na Câmara Municipal e consequentemente saber o que o seu vereador está fazendo.

O Vereador Antonio Miranda (PP), autor do requerimento, juntamente com o vereador João Neto da Garagem,  destacou a importância de o Legislativo estar indo até as comunidades para ouvir as reivindicações, as sugestões e anseios da população. “No momento que saímos do gabinete e chegamos mais próximo do povo, temos mais condições de saber quais os problemas que atingem as comunidades e o que pode ser feito para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas da zona rural”. Pontuou Miranda.

Já o líder do governo, Dilson Bezerra (MDB), reforçou a importância de a comunidade participar das discussões “Quando visitamos as comunidades podemos estar verificando vários pontos que podem ser observados e melhorados, através da intervenção do vereador que representa o povo”.

A vereadora Patrícia Paiva (PSD), salientou que, a ideia da sessão itinerante é descentralizar a atuação do Poder Legislativo, ouvindo o povo, conhecendo de perto os problemas que envolvem os bairros, e em cima disso, formularmos propostas que busquem soluções para os mesmos junto ao poder público. “Queremos, sobretudo, mostrar o trabalho de cada vereador e estreitar cada dia mais o contato com a comunidade, por meio de um trabalho participativo, ouvindo os anseios e as necessidades de cada bairro”, disse.

A presidente da Câmara, Rita Gomes disse que a Câmara Itinerante é um espaço para ouvir a sociedade que, às vezes tem dificuldade para participar das reuniões, a fim de reivindicar os seus direitos. Disse ainda que, os vereadores estão indo ao povo com o intuito de ajudar e atender os anseios da comunidade. “Quero destacar que os vereadores não têm poder da caneta. Quem tem é o Executivo, mas unidos ficamos fortes para cobrar”, ressaltou a Presidente do Legislativo. 

Ao final da sessão a presidente Rita Gomes (MDB) agradeceu a presença dos moradores que se fizeram presentes na reunião e conclui dizendo que a Sessão realizada foi mais um evento importante que o Legislativo realiza e também aproveitou a oportunidade para informar que as solicitações da comunidade serão encaminhadas para os Órgãos competentes do município. “Todas as reivindicações dos moradores serão contidas num relatório que será enviado para a prefeita e que o trabalho foi muito positivo, porque teve a participação ativa dos  moradores e dos moradores que puderam se manifestar”, finaliza a presidente.

A Sessão contou ainda com as presenças das seguintes autoridades: Vice-prefeito José Divino (PMB), Secretário de Agricultura; Gerson Alves dos Santos e representando a Secretária de Educação: Edilene.

A presidente convidou a população para participarem da Sessão itinerante no distrito Dom Pedro, requerido pelo vereador Emerson dos Teclados (MDB).

 

 

Vanessa Lima/O Repórter do Araguaia

 

 

 

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Banner Superior Esquerda

Banner Central Esquerda

Banner Inferior Esquerda

 

 
 

 

 

COLUNAS E OPINIÃO

Blog do Samy Dana

Colunista O Repórter do Araguaia

Gerson Camarotti

Colunista O Repórter do Araguaia

 

VÍDEOS

 

Acesse nosso Canal no Youtube

 

NOSSOS PARCEIROS