Português Italian English Spanish

Falta de registro de ocorrência impossibilita polícia de devolver bens recuperados em Confresa

Falta de registro de ocorrência impossibilita polícia de devolver bens recuperados em Confresa


Os registros de boletins de ocorrência são de extrema importância para a polícia, não só pelos dados estatísticos, mas também para que, quando objetos forem recuperados, sejam devolvidos mais facilmente para os verdadeiros proprietários.

Em entrevista, o Delegado André Rigonato, disse que é importante guardar números de série e IMEI de aparelhos para que o rastreamento possa acontecer: “quando a pessoa tem um controle com numeração, número de série, guarda esses objetos que é o correto da gente fazer, principalmente celulares, na caixinha existe um número chamado IMEI, esse número é muito O importante a pessoa guardar, na hora que fizer o registro, a gente coloca esse número que aí vai ser fácil a localização daquele aparelho. Porque numa situação dessa a gente vai ou pedir o bloqueio desse aparelho, ou ele não bloquear e durante uma investigação a gente conseguir chegar à devolução”.

Segundo André, na delegacia existem diversos objetos apreendidos que não foi possível identificar os proprietários, isso pois não havia registro de furto ou roubo deles: “tem vários objetos apreendidos que a gente não consegue devolver mesmo com a divulgação e o apoio da mídia local, a gente divulga as prisões, e muitas vezes não conseguimos chegar na vítima. Boa parte é devolvida por causa do registro, e uma parte fica perdida. Ela fica no local armazenado e depois com o tempo a gente tem que ou encaminhar para a justiça que também não tem local, ou no futuro, fazer um acúmulo disso e fazer um leilão perante a justiça”.

O delegado ainda alerta que, muitas vezes, as pessoas não tomam os cuidados mais básicos com a segurança dos próprios bens: “tem muito furto de bicicleta, e a pessoa não tem os dados dessa bicicleta. Geralmente na nota tem um número do chassi dela, do quadro dela, que fica mais fácil. Então que a pessoa guarde essa nota e traga para fazer o registro e a gente tenta localizar. É importante também a adoção de precauções, a pessoa deixa, por exemplo, bicicleta em frente a locais sem a parte da segurança, então os usuários desse meio de transporte, que adquiram um cadeado para trancar essas bicicletas nos locais”.

As estatísticas que os boletins de ocorrência sugerem não servem apenas para estudos, mas também, para que o policiamento por parte da Polícia Militar seja feito de forma mais ostensiva nos locais de maior índice de criminalidade.

 

FONTE: Olhar Alerta

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Banner Superior Esquerda

Banner Central Esquerda

Banner Inferior Esquerda

 

 
 

 

 

COLUNAS E OPINIÃO

Blog do Samy Dana

Colunista O Repórter do Araguaia

Gerson Camarotti

Colunista O Repórter do Araguaia

 

VÍDEOS

 

Acesse nosso Canal no Youtube

 

NOSSOS PARCEIROS