Português Italian English Spanish

Presidente do BC desmente Bolsonaro e diz que não é verdade que bancos perdem dinheiro com o Pix

Presidente do BC desmente Bolsonaro e diz que não é verdade que bancos perdem dinheiro com o Pix


12/08/2022

BRASÍLIA - O presidente do Banco CentralRoberto Campos Neto, disse nesta quinta-feira, 11, que os bancos não perdem dinheiro com o Pix e que o sistema tem vantagens também para eles.

O presidente Jair Bolsonaro tem afirmado que as instituições financeiras têm aderido a manifestos a favor da democracia porque supostamente perdem dinheiro com o sistema, cuja criação ele atribui ao próprio governo, embora as discussões tenham se iniciado antes de 2019.

“Não é verdade que os bancos perdem dinheiro com Pix, a gente deve lançar em algum momento um estudo sobre isso”, disse Campos Neto em painel do Febraban Tech, evento promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em São Paulo. Segundo ele, as vantagens estão na abertura de novas contas, e no aumento da realização de transações eletrônicas.

“Na nossa visão, nunca é sobre quem tá perdendo e quem tá ganhando, o objetivo é que os bancos sejam um pedaço de uma torta muito maior”, disse Campos Neto. “O objetivo é a bancarização.”

Segundo Campos Neto, o sistema ainda pode ganhar tração em algumas ferramentas complementares, como o Pix Saque e o Pix Troco. Ele disse ainda que conversou com o presidente do BC da Colômbia, que tem interesse em adotar um sistema parecido com o Pix.

“Acho que conseguimos de forma rápida internacionalizar o Pix na América Latina”, afirmou ele. Campos Neto também apontou que a trilha do Pix pode ser utilizada para que os bancos concedam crédito, de forma mais rápida e eficiente.

Por outro lado, segundo ele, é necessário aumentar a eficiência das contas Pix das instituições financeiras, com a remuneração dos saldos. Em março, diante da greve dos servidores, o BC chegou a adiar a implementação da remuneração dessas contas.

O presidente do BC ressaltou ainda que, diante do sucesso do Pix, o futuro real digital não precisará ser destinado apenas a pagamentos instantâneos, utilização para a qual alguns países direcionaram suas moedas digitais oficiais.

 

 

Thais Barcellos e Matheus Piovesana 

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Banner Superior Esquerda

Banner Central Esquerda

Banner Inferior Esquerda

 

 
 

 

 

COLUNAS E OPINIÃO

Blog do Samy Dana

Colunista O Repórter do Araguaia

Gerson Camarotti

Colunista O Repórter do Araguaia

 

VÍDEOS

 

Acesse nosso Canal no Youtube

 

NOSSOS PARCEIROS