Chapa Lula-Alckmin aposta em Maggi e Leitão para conquistar agro em MT
Ruralistas são ligados a Bolsonaro, mas políticos do setor mostram simpatia a projeto de petista
Apesar da resistência de setores do agronegócio de Mato Grosso em apoiar a chapa formada pelo ex-presidente Lula (PT) e o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB), uma minoria de políticos e empresários do ramo começou a acenar para o petista, como o ex-senador Blairo Maggi (PP) e o ex-deputado federal Nilson Leitão (PSDB). É o que revela reportagem da Folha de São Paulo.
Mato Grosso é um dos estados em que Lula perde para o presidente Jair Bolsonaro (PL), cenário que se repete em Santa Catarina, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Acre e Roraima. Por isso, o PT tenta correr atrás do prejuízo. para complicar a situação, a federação PT, Pc do B e PV enfrenta dificuldades para lançar um forte candidato ao governo e assim fortalecer o palanque de Lula.
Para tentar ampliar o eleitorado, Lula, que é pré-candidato à Presidência da República, indicou que pretende intensificar o diálogo com setores do agronegócio, indústria e mercado financeiro. Para tanto contaria com a simpatia de Blairo Maggi. Embora esteja no PP que é base de Bolsonaro, o empresário já apoiou Lula quando ele ocupou a presidência em 2006.
Outro que tem mostrado simpatia à chapa seria Nilson Leitão, que curiosamente tentou em um passado recente se emplacar como o candidato de Bolsonaro ao Governo. Presidente do Instituto Pensar Agropecuária e consultor da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), Leitão é próximo a Alckmin, uma vez que os dois foram correligionários e do mesmo grupo político no PSDB.
Como governador de São Paulo, Alckmin procurou se manter próximo do agronegócio. Em 2018, disputou a Presidência numa chapa com a ex-senadora Ana Amélia, atualmente no PSDB.
Vitória Lopes
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|