Português Italian English Spanish

Enfermeira morre de parada cardiorrespiratória e Saúde apura se há relação com segunda dose da Janssen

Enfermeira morre de parada cardiorrespiratória e Saúde apura se há relação com segunda dose da Janssen


27/12/2021

Uma enfermeira e massoterapeuta que reside na cidade de Sorriso (distante 420km de Cuiabá) acabou morrendo após sofrer um infarto fulminante na quarta-feira (22). Ela sofreu a parada cardíaca um dia após ser vacinada contra a Covid-19.

Por enquanto a causa do óbito relatada na certidão é parada cardiorrespiratória, porém a Prefeitura de Sorriso monitora, por meio de exames, para saber se existe algum tipo de relação entre a morte da enfermeira com a dose da Janssen.

A mulher foi identificada como Silvia Dal Magro, de 45 anos.  De acordo com informações do site Portal Sorriso, ela sofreu a parada cardíaca em casa e já chegou em óbito na unidade de saúde. Uma coleta de material para examinar o óbito já foi encaminhada ao Laboratório Central do Estado de Mato Grosso (Lacen). 

A vítima foi atendida ontem na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Consta que ela era portadora de hipertensão arterial e, segundo informações do filho da vítima, também tinha pré-diabetes.

Um dia após tomar a vacina Janssen, Silvia publicou em uma rede social que estava com enxaqueca e, por isso, não atenderia os seus clientes. O filho da vítima disse que foi orientado a solicitar uma requisição de exame de corpo de delito para que seja checada a causa da morte.

Segundo ele, por volta das 18h15min encontrou a mãe caída no chão, com espuma branca na boca e sangue. De imediato, ela foi levada pela família ao Hospital Regional de Sorriso, mas lá teria sido recomendado que o atendimento ocorresse na UPA, onde a equipe médica informou que não conseguiu reanimar Silvia.

Sobre o esquema vacinal de Silvia, a Prefeitura informou que ela não tomou três doses, mas, sim, uma da Janssen, e a segunda do mesmo fabricante. A morte, porém, não permite afirmar que tenha ocorrido em decorrência da vacina, haja vista, segundo a Prefeitura, a necessidade de investigar todo o histórico de saúde da vítima e outros fatores que possam ter contribuído para o falecimento.

Veja abaixo a nota da Prefeitura de Sorriso

A Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que:

- Lamenta muito o ocorrido e externa sua solidariedade aos familiares e amigos neste momento de profunda dor;

- A vítima já chegou em óbito na unidade de saúde, e era portadora de hipertensão arterial. Nos últimos registros da Secretaria de Saúde, consta internação em julho de 2020 para tratamento de Covid-19, quando obteve alta;

- Como último registro, há histórico de acompanhamento no Ambulatório Multiprofissional de Especialidades (AME) para tratamento endócrino e pneumológico em setembro de 2020, mas não há mais registros de retorno, da mesma forma que este atendimento não se relaciona de forma alguma à Covid;

- Ainda ontem à noite, logo após o ocorrido, a Prefeitura, via Secretaria de Saúde, acionou todos os órgãos de vigilância em Saúde do Estado, informou sobre as condições do óbito e também sobre o fato de a mulher ter tomado a dose de reforço contra a Covid-19 no dia 21, um dia antes de sua morte. Todos os protocolos disponíveis nestes casos foram, e seguem sendo adotados, inclusive com a coleta de material para examinar uma possível relação entre os fatos, que foi encaminhado ao Lacen;

- Cabe destacar que é necessário investigar todo o histórico de saúde da vítima e outros fatores que possam ter contribuído para este desfecho, para que se possa emitir qualquer parecer definitivo.

Mais uma vez, a Prefeitura reitera sua solidariedade à família, reforça que, assim que ficou sabendo do ocorrido, imediatamente tomou as medidas necessárias neste caso, está acompanhando toda a situação, e segue adotando todos os protocolos disponíveis.

 

 

Olhar Direto

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Banner Superior Esquerda

Banner Central Esquerda

Banner Inferior Esquerda

 

 
 

 

 

COLUNAS E OPINIÃO

Blog do Samy Dana

Colunista O Repórter do Araguaia

Gerson Camarotti

Colunista O Repórter do Araguaia

 

VÍDEOS

 

Acesse nosso Canal no Youtube

 

NOSSOS PARCEIROS