Português Italian English Spanish

Carmem Miranda foi eleita para Vice-Presidente da Associação Nacional de Fibromiálgicos

Carmem Miranda foi eleita para Vice-Presidente da Associação Nacional de Fibromiálgicos


22/11/2021

Carmem Miranda Sousa é contadora, especialista em Contabilidade Pública, foi eleita na eleição que aconteceu nos dias 04 e 05 de novembro, para Vice-Presidente da Associação Nacional de Fibromiálgicos e Doenças Correlacionadas – ANFIBRO, mandato 2021-2025.

A ANFIBRO é uma Associação Nacional, juridicamente constituída em abril de 2019 e tem por finalidade agregar e representar pessoas com Fibromialgia e Doenças Correlacionadas, seus familiares e afetos, buscando a melhoria da qualidade de vida, através de aquisições de direitos.

Além da Carmem Miranda – Vice-Presidente, a Chapa foi composta pelo Presidente: Jorge Ramos- Macaé/RJ, 1° Secretário: Venesa - Canela RS, 2° Secretário Genilza – AP, 1° Tesoureiro: Mônica – BA, 2° Tesoureiro: Débora- Macaé/RJ. Conselho Fiscal Titulares: Kuta Heloísa – RS, Karen Prestes – RS,  Márcia Caires – DF, Lucinéia - BA Adriana-RJ e Rosilene - AC.

Carmem Miranda o que é fibromialgia?

Fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta com dor  em todo o corpo, principalmente na musculatura. Junto com a dor, a fibromialgia cursa com sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais.

Atinge na grande maioria as mulheres, de cada 10 pacientes com fibromialgia, sete a nove são mulheres. Não parece haver uma relação com hormônios, pois a fibromialgia afeta as mulheres tanto antes quanto depois da menopausa. A idade de aparecimento da fibromialgia é geralmente entre os 30 e 60 anos. Porém, existem casos em pessoas mais velhas e também em crianças e adolescentes. O diagnóstico da fibromialgia é clínico, isto é, não se necessitam de exames para comprovar que ela está presente. Se o médico fizer uma boa entrevista clínica, pode fazer o diagnóstico de fibromialgia na primeira consulta e descartar outros problemas.

Em suma, a FIBROMIALGIA é uma doença invisível.

Carmem, como você começou seu trabalho na Anfibro?

Iniciei em um grupo de pessoas com fibromialgia em Mato Grosso, onde me  informaram sobre a Anfibro, logo em seguida conheci o Presidente Nacional, Daniel Lenz, (in memorian) que veio a falecer de COVID, e através dele inicie os trabalhos mais intenso no Estado, e através do nosso trabalho, me tornei Delegada Nacional da Anfibro e Lider do Centro Oeste (voluntária).  Por meio da Anfibro que instituiu a minuta do PL para beneficiar os Fibromiálgicos em filas e estacionamentos preferenciais, contatamos vários vereadores para apresentar o PL, logrando êxito em mais de 15 (quinze) municípios de Mato Grosso, destacamos: Cuiabá, Várzea Grande, São Félix do Araguaia, Ponte e Lacerda,  Barra do Garças, Cáceres e Primavera do Leste.

Carmem Miranda, como serão os trabalhos da nova Diretoria da Anfibro?

Daremos continuidade aos trabalhos iniciados pela gestão anterior, bem como colocaremos em prática as propostas  de Viabilização de convênios e recursos públicos/privados para o desenvolvimento de ações da Anfibro,  Elaborar um calendário oficial de eventos que englobe as atividades da Associação,   Ampliar as campanhas para conscientização para diagnóstico da Fibromialgia precoce,  Articular convênios com farmácias para venda de medicação para Fibromialgia com preços mais acessíveis, Dialogar permanentemente, sobre o papel e a importância da participação dos associados nas atividades da Associação dentre outras.

Carmem, como se sente hoje, sendo de São Félix do Araguaia e ser eleita Vice-Presidente da Associação Nacional -  Anfibro?

Imensamente agradecida a Deus e a todos que confiaram o voto na Chapa Daniel Lenz (in memorian).

Quanto a ser de São Félix do Araguaia - MT, eu sempre carrego o nome da nossa cidade por onde passo, pois nossas raízes nunca podem ser desprezadas. Para mim é um grande orgulho por representar os fibromiálgicos do Brasil e ser de uma cidade do interior de Mato Grosso.

Nada é por acaso, acredito que é uma missão, onde fomos escolhidas por Deus para ajudar as pessoas que sofrem desta doença, como diz a frase “Quem tem dor, tem pressa”!!!, e alguém tem que fazer alguma coisa para que essas pessoas possam pelo menos aliviar suas dores, e é com essa intenção que trabalharemos em prol de todos.

 

 

Da Redação

  6 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Sofri muitos anos com muitas dores e não sabia o que era, até que o Dr: Jairo jarros descobriu o que eu tinha era fibromialgia, hoje tomo remédio manipulado,só que não posso parar, se não volta as dores

Sofri muitos anos com muitas dores e não sabia o que era, até que o Dr: Jairo jarros descobriu o que eu tinha era fibromialgia, hoje tomo remédio manipulado,só que não posso parar, se não volta as dores

Carmem ,parabéns pela dedicação e luta apesar de tantas transtornos que a fibro nos impõe. Vc é merecedora. Mtas bênçãos nessa nova jornada.

Carmem ,parabéns pela dedicação e luta apesar de tantas transtornos que a fibro nos impõe. Vc é merecedora. Mtas bênçãos nessa nova jornada.

Parabéns Carmem! Sinto muita admiração por quem, mesmo sentindo dores e cansaço, ainda consegue lutar para essa causa que é justa e é de todos (as) nós.Muito sucesso e principalmente, muita força!

Carmem Seja bem vinda , precisamos de pessoas que lute pela gente .

Banner Superior Esquerda

Banner Central Esquerda

Banner Inferior Esquerda

 

 
 

 

 

COLUNAS E OPINIÃO

Blog do Samy Dana

Colunista O Repórter do Araguaia

Gerson Camarotti

Colunista O Repórter do Araguaia

 

VÍDEOS

 

Acesse nosso Canal no Youtube

 

NOSSOS PARCEIROS